FGTS facilita as regras de saques em 2023 para devedores e mais; veja modalidades

Pontos-chave
  • O FGTS pode ser usado para aliviar as dívidas dos brasileiros;
  • Há pelo menos 12 opções de receber o Fundo de Garantia;
  • Duas opções são as principais formas de quitar os débitos com o FGTS.

Embora o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) seja criado com o intuito de proteger os trabalhadores financeiramente, o acesso ao saldo não é liberado com facilidade. É preciso cumprir com uma série de requisitos para conseguir acessar uma das modalidades que dão direito ao benefício, e então quitar dívidas, fazer investimentos, e movimentar a economia de forma geral.

FGTS facilita as regras de saques em 2023 para devedores e mais; veja modalidades
FGTS facilita as regras de saques em 2023 para devedores e mais; veja modalidades (Imagem: FDR)

Todo mês o empregador deposita na conta do FGTS criada em nome do trabalhador na Caixa Econômica, o valor de 8% do seu salário bruto. Para o empregado não há desconto, o seu salário é usado como referência apenas para a quantia que será depositada. A principal forma de acessar tudo o que foi depositado ao longo do contrato de trabalho é na demissão sem justa causa.

Nesse caso o cidadão tem direito a zerar o Fundo de Garantia, e o empregador é obrigado a pagar uma multa rescisória de 40% do que foi depositado na conta. Quem pede demissão não tem direito a nenhuma dessas duas opções, e sua conta no Fundo torna-se inativa, com a possibilidade de receber apenas se ficar três consecutivos sem um novo emprego.

Diante disso, a recomendação para conseguir usar o saldo disponível no FGTS ainda trabalhando é optar por diferentes modalidades que liberam de forma parcial o valor. Ou ainda, permitem o uso para pagamento de dívidas em nome do cidadão. Seja como for é preciso estar atento as regras para cada uma das modalidades.

CAIXA TEM PEGA TODO MUNDO DE SURPRESA E LIBERA EMPRÉSTIMO DE R$ 4.500 PARA ESSES USUÁRIOS

Opções de saque do FGTS

A Caixa Econômica junto com o governo federal dão ao trabalhador pelo menos 12 opções de saque do FGTS. Essas são oportunidades de receber parte do Fundo de Garantia, ou de retirar tudo o que foi acumulado durante o contrato de trabalho ao longo dos anos de serviço.

A quantia pode ser recebida, inclusive, para quitação de dívidas e débitos em aberto em nome do cidadão que tem restrições. Em maio de 2023, segundo dados do Serasa, haviam pelo menos 71 milhões de brasileiros em situação de inadimplência no país.

Nem sempre o FGTS será a solução para essas pessoas, isso porque, ele somente será liberado nas seguintes modalidades:

Como usar o FGTS para pagar dívida?

Existem pelo menos duas formas do trabalhador conseguir pagar suas dívidas usando o FGTS. Confira qual delas se encaixa melhor na sua necessidade. Lembrando que para consultar quanto há disponível na sua conta basta baixar o aplicativo do Fundo de Garantia. 

Pagar dívida do financiamento imobiliário

Saque-aniversário

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile