Estudantes de todo o país já podem consultar o resultado do Prouni 2023, aprovados devem estar atentos ao prazo para a matrícula. Programa concede bolsas de estudos aos estudantes de acordo com a faixa de renda familiar mensal. Confira mais informações!
O Ministério da Educação divulga nessa terça-feira, 04, a primeira chamada de aprovados do Prouni 2023 do segundo semestre. Para garantir a bolsa de estudos é necessário fazer a etapa de comprovação das informações dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação.
Através do Programa Universidade Para Todos é possível ter acesso a bolsas de estudos integrais (100%) ou parciais (50% de desconto).
Resultado do Prouni 2023
Os estudantes que se inscreveram no processo seletivo podem conferir o resultado através do Portal Acesso Único ao Ensino Superior – PROUNI.
Caso tenha sido pré-selecionado, o estudante deve fazer a comprovação das informações entre os dias 04 e 14 de julho; quem perder o prazo não poderá ocupar a vaga. Nessa etapa é necessário apresentar os seguintes documentos:
Documento de identificação com foto (do estudante e de todos do grupo familiar)
- Carteira de Identidade fornecida por órgãos de segurança pública das unidades da Federação.
- Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo, no prazo de validade.
- Carteira funcional emitida por repartição pública ou por órgãos de classe de profissionais liberais, com fé pública reconhecida por decreto.
- Identidade militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para membros ou dependentes.
- Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), quando for o caso.
- Passaporte emitido no Brasil.
- Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Comprovante de residência
- Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel).
- Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.
- Declaração do proprietário do imóvel que confirme a residência, com firma reconhecida em cartório, acompanhada de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.
- Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
- Demonstrativo ou comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou da Receita Federal do Brasil (RFB).
- Contracheque emitido por órgão público.
- Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional.
- Fatura de cartão de crédito.
- Extrato ou demonstrativo bancário de outras contas, correntes ou de poupança.
- Extrato ou demonstrativo bancário de empréstimo ou aplicação financeira.
- Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
- Guia ou carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Comprovante do ensino médio
- Documento que comprove a conclusão do ensino médio.
- Certificado de conclusão através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou nos exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
Comprovante de renda
- A lista de documentos varia de acordo com a ocupação do trabalhador, consultar instituição
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.