FIES 2023: Período de inscrições é aberto pelo MEC; saiba como se inscrever

Estudantes que possuem nota no ENEM superior a 450 pontos e não zeraram a redação já podem fazer a inscrição no FIES 2023. O Financiamento possibilita a conclusão do curso de graduação e pagamento das mensalidades apenas após a formação. Confira mais detalhes dessa seleção.

FIES 2023: Período de inscrições é abeto pelo MEC
FIES 2023: Período de inscrições é aberto pelo MEC (Imagem: FDR)

Estão abertas as inscrições para o FIES 2023.2, programa que possibilita o financiamento dos cursos de graduação com juros reduzidos. Com ele é possível até mesmo ter acesso a taxa zero de juros e fazer a contratação sem a necessidade de um fiador, que é um responsável financeiro pela dívida.

Quem pode participar do FIES 2023?

A participação no Fundo de Financiamento Estudantil é voltada aos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010 e obtiveram notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação.

Além disso, também é necessário ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 07, pelo site Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – FIES.

O resultado dessa seleção do FIES 2023 deve ser divulgado pelo Ministério da Educação no dia 07 de julho; e os estudantes selecionados terão de 12 a 14 de julho para fazer a complementação das informações.

Como a contratação do financiamento é um pouco mais burocrática do que os demais programas geridos pelo MEC, o estudante precisa ficar atento aos prazos para não acabar perdendo a vaga.

Quem já possui diploma de nível superior poderá participar do FIES 2023, desde que atenda aos requisitos.

A restrição quanto a participação é apenas para aqueles que possuem dívidas decorrentes desse financiamento ou ainda estão em fase de quitação.

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) criado em 2001.

O seu objetivo é conceder financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições particulares que escolham aderir ao programa.

A partir de 2018, o FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

O pagamento do financiamento é feito apenas após a conclusão do curso e respeita o seu limite de renda.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile