MUDANÇAS no piso salarial animam os SERVIDORES PÚBLICOS com aumento significativo

Diferente dos trabalhadores da iniciativa privada que têm seu salário mínimo reajustado todos os anos com base na decisão do governo federal, os servidores públicos precisam de outra autorização. Tudo depende da instância pela qual eles prestam serviço, se é para a prefeitura, governo do estado ou governo federal. A discussão sobre o aumento do piso salarial desse grupo está em fase final em um dos principais estados do país.

MUDANÇAS no piso salarial animam os SERVIDORES PÚBLICOS com aumento significativo (Imagem: FDR)
MUDANÇAS no piso salarial animam os SERVIDORES PÚBLICOS com aumento significativo (Imagem: FDR)

No dia 28 de junho a Alesp (Assembleia Legislativa do estado de São Paulo) aprovou o projeto de lei complementar 102/2023. O texto indica que o governo do estado conceda reajuste de 6% nos salários da área docente, e de outras categorias que englobam servidores públicos de São Paulo. No dia seguinte, 29 de junho, o projeto foi encaminho para sanção do governador Tarcísio de Freitas.

De acordo com o último andamento, o processo já foi protocolado no gabinete do governador, que agora conta com um prazo de 15 dias para sancionar ou vetar a proposta. Vale lembrar que a sanção pode ser dada como certa, considerando que o projeto é de autoria do próprio poder Executivo, e que dependia de aprovação dos deputados.

A base aliada e opositora ao governo de Tarcísio foram favoráveis ao reajuste salarial do servidores públicos, e destacaram que o reajuste de 6% ficou inclusive acima da inflação do último ano. Já que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 2022 alcançou o resultado de 5,79%.

Servidores públicos que terão reajuste de salário

Com a sanção do projeto de lei que aumenta o salário dos servidores públicos, serão beneficiados os seguintes profissionais das seguintes carreiras que prestam serviço para o governo do estado de São Paulo:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile