NOVO grupo recebe a restituição do IRPF; veja horário que o dinheiro caí na conta

Pontos-chave
  • O pagamento da restituição do IRPF foi dividido em cinco lotes;
  • No segundo pagamento a maioria são de pessoas sem prioridade legal;
  • O depósito da Receita Federal depende dos dados bancários informados.

Dando continuidade ao calendário de pagamento da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), nesta sexta-feira (30) mais um grupo recebe o benefício. O valor que nesse mês terá correção de 1% pela taxa Selic, será transferido na conta corrente ou chave PIX que foi informada pelo contribuinte ao enviar a declaração. Milhões de pessoas aguardam a liberação da Receita Federal.

NOVO grupo recebe a restituição do IRPF; veja horário que o dinheiro caí na conta
NOVO grupo recebe a restituição do IRPF; veja horário que o dinheiro caí na conta (Imagem: FDR)

Segundo a Receita Federal nesse segundo pagamento será preciso desembolsar R$ 7,5 bilhões, mesma quantia paga de restituição do IRPF no mês anterior. A diferença é que em maio foram menos contemplados, pouco mais de 4,4 milhões, e em junho são 5,1 milhões de beneficiados. Além de contemplar quem enviou a declaração nesse ano, foram inclusas restituições residuais de exercícios anteriores.

Isso é, contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda em anos passados, mas com erros. Precisaram corrigir o documento e somente então puderam ter acesso a restituição. Quem caí na malha fina somente consegue ser restituído quando corrige os dados informados, por meio da apresentação de uma declaração retificadora.

A consulta para verificar se foi incluso no segundo lote da restituição do IRPF está disponível desde a última sexta-feira, 23 de junho. A Receita Federal sempre segue essa ordem, liberando a lista de contemplados uma semana antes de fazer o pagamento. Além desse, haverão outros três depósitos divididos entre os meses de julho, agosto e setembro.

Quem vai receber a restituição do IRPF?

Enquanto no primeiro lote a Receita Federal informou que 95% dos contemplados pertenciam a prioridade legal, no segundo pagamento a maioria são de contribuintes sem prioridade. Mas, pessoas que seguiram as recomendações do Leão para conseguir adiantar a restituição do IRPF

Os mais de 5,1 milhões de beneficiados pela restituição nesse mês foram divididos da seguinte forma:

  • 130.088 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 978.397 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
  • 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 3.490.513 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

Caso cumpra com um dos requisitos mencionados, mas ainda assim não tenha sido incluso nesse lote, o contribuinte não precisa se preocupar. Sua declaração ainda pode estar em processamento, e caso não hajam erros será inclusa em algum dos próximos três lotes liberados nos meses seguintes.

Quando a restituição do IRPF vai cair na conta?

A Receita Federal já fez a transferência da restituição do IRPF para as contas informadas na manhã desta sexta-feira. Isso significa que os 5,1 milhões de contribuintes já podem consultar na instituição financeira que cadastrou se o seu saldo foi pago.

São duas opções de canal de recebimento:

  • Conta-corrente: até 2022 era a única opção disponível, em que o cidadão cadastra o banco, agência e conta corrente que deseja receber a quantia;
  • PIX: a restituição foi transferida para o banco em que a chave PIX de número do CPF foi inclusa.

O contribuinte tem o prazo de 1 ano para movimentar a quantia, que caso não seja recebida será transferida para saque diretamente no Banco do Brasil. Caso tenha sido contemplado nesse lote, mas o dinheiro não tenha caído na conta devido a erro de dados bancários, a quantia também ficará disponível no Banco do Brasil.

Quem ainda não foi restituído, mas errou os dados bancários, pode fazer a correção. Basta acessar o sistema em que a declaração foi enviada e selecionar “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”.

Calendário de pagamentos da restituição do IRPF

Quem ainda não foi contemplado, pode já se preparar para o calendário de pagamentos da restituição do IRPF dos próximos lotes. A consulta para verificar se foi contemplado acontece no App Meu Imposto de Renda ou no site da Receita Federal, sempre na opção “Consultar restituição”. No site é necessário informar número do CPF, data de nascimento e ano de exercício.

O calendário de consultas e pagamentos estão marcados para:

  • 3º lote: pago em 31 de julho – consulta em 24 de julho;
  • 4º lote: pago em 31 de agosto – consulta em 24 de agosto;
  • 5º lote: pago em 29 de setembro – consulta em 22 de setembro.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com