Nesta sexta-feira, 30 de junho, pouco mais de 5,1 milhões de pessoas receberão em suas contas a restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Enquanto o primeiro lote beneficiou principalmente o grupo que tem prioridade legal no saque dessa quantia, dessa vez serão contemplados predominantemente quem seguiu as recomendação da Receita Federal para antecipação.
Ao todo, a Receita Federal dividiu a restituição do IRPF em cinco lotes, de maio a setembro desse ano. Não foi divulgado quantas pessoas têm direito de serem restituídas, mas a expectativa é de que sejam mais de 30 milhões. Até mesmo porque, foram entregues 41,1 milhões de declarações do Imposto de Renda, quantia superior ao que a própria Receita havia estimado.
A restituição é paga quando ao processar os dados informados pelo contribuinte, o sistema entende que foram apresentadas deduções suficientes para garantir descontos. Funciona como se o Fisco estivesse liberando o troco daquilo que o contribuinte terá que pagar de impostos, considerando o que ele gastou no ano anterior. São deduções com saúde, educação, pensão, e outros.
Desde a última sexta-feira (23) já é possível consultar se foi incluso no segundo lote de restituição do IRPF. A verificação pode ser feita no App Meu Imposto de Renda, ou no site da Receita Federal. Quem não recebeu nesse lote, porém, não precisa se preocupar porque há ainda outros três pagamentos a serem feitos nesse ano. Em 31 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.
Valor da restituição do IRPF surpreende
Dos 5,1 milhões de contribuintes que serão contemplados pelo segundo lote da restituição, pelo menos 3 milhões são de pessoas que seguiram as recomendações da Receita Federal para antecipar o pagamento. Isso é, optaram pela versão pré-preenchida do documento, e cadastraram o número de PIX para receber o valor da restituição do IRPF.
O restante pertence ao grupo de prioridade legal, são idosos acima dos 80 e 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave, e quem tem como principal fonte de renda o magistério. De acordo com a Receita Federal a partir do segundo lote os contribuintes serão contemplados com correção da taxa Selic no valor de depósito.
Funciona assim:
- Correção de 1% no valor da restituição do IRPF;
- Exemplo: quem receberia R$ 1.000 será contemplado com R$ 1.110.