Milhares de brasileiras receberão novo auxílio do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento de uma série de benefícios que são voltados à população. Portanto, confira agora quem serão as milhares de mulheres que receberão este auxílio do INSS. Agora, este benefício vem com grandes novidades; confira a notícia abaixo:

INSS: Veja quais serviços foram alterados com a Covid-19
Milhares de brasileiras receberão novo auxílio do INSS (Imagem: FDR)

O INSS é um dos órgãos mais importantes do governo federal. A Previdência Social é responsável, por exemplo, pelo pagamento da aposentadoria, benefício concedido após anos de contribuição pelos cidadãos brasileiros. Portanto, é notável que a sua importância é sentida pela população do nosso país.

Além da aposentadoria, é importante ressaltar que o INSS também paga benefícios como auxílio acidente, auxílio doença, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e também este que passa por novas implementações após a publicação em portaria oficial.

Estamos falando do salário-maternidade, que está passando por novas mudanças e alterações após decisão do INSS. Então, caso você seja uma mulher e esteja interessada em ter filhos, fique atenta pois é possível que você precise solicitar este benefício em breve. Então, vamos aos principais pontos de atenção.

O que foi esta mudança no Salário-Maternidade do INSS?

A mudança no salário-maternidade foi realizada para inserir uma nova classe de mulheres que estarão aptas, a partir desta atualização, à também serem possibilitadas de realizarem solicitações ao órgão e exigir o que é seu por direito. Então, acompanhe melhor como foram estas atualizações do programa.

Agora, o INSS determinou que adolescentes menores dos 16 anos e também a classe de povos originários de etnia macuxi estarão aptas à solicitar o valor do salário-maternidade em casos onde seja necessário e legal. O intuito desta medida é proteger e visar segurança para as mulheres originárias e mais jovens.

Além disto, esta medida busca incluir principalmente as adolescentes e mulheres que levam a sua vida no meio rural. Para ter acesso ao benefício, é preciso que o suporte seja solicitado com 10 meses de antecedência ao parto. Então, não pode ser algo imediato, precisa ser uma decisão pensada e tomada com certeza.

Vale ressaltar que no caso de trabalhadores informais, empregado(a) doméstico(a) e segurados empregados, o valor solicitado não precisa respeitar a carência de 10 meses e pode ser solicitado em qualquer momento. Para mais informações, baixe o aplicativo “Meu INSS” e saiba mais.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile