O uso do CPF na Nota Fiscal tem aumentado cada vez mais, principalmente com os incentivos adotados pela gestão pública. Afinal, essa prática pode ajudar a aumentar o score e ter um ‘bom nome na praça’? Entenda melhor essa prática!
Se tornou comum ao realizar o pagamento de uma compra, ouvir a pergunta “CPF na nota?” Mas, você sabe para que efetivamente essa prática serve? Muitas pessoas acreditam que essa utilização poderia aumentar o score e melhor a possibilidade de compra, mas, não é bem assim que esse sistema funciona.
O Score é uma pontuação que vai de 0 a 100 e aponta o quanto o cliente é capaz de pagar suas contas em dia; quanto mais próximo de 100 for o score, melhor será a sua reputação na ‘praça’.
CPF na nota melhora o score?
De acordo com o Serasa, não, já que essa pontuação leva em consideração outros fatores, como a presença de dívidas negativadas, consultas de CPF por terceiros, entre outros.
Fica então a pergunta: para que serve o CPF na nota, afinal? Primeiro, essa prática serve para a fiscalização que pode, por exemplo, evitar a sonegação de impostos por parte das empresas. Além disso, diversos estados adotam programas de bonificam os consumidores que utilizam CPF na nota, são eles:
- Rio Grande do Sul, pioneiro em 2012;
- São Paulo;
- Maranhão;
- Rio de Janeiro;
- Alagoas;
- Minas Gerais;
- Bahia;
- Pará;
- Amazonas;
- Ceará;
- Sergipe;
- Rio Grande do Norte;
- Rondônia;
- Paraná;
- Distrito Federal.
Segundo o Serasa, os consumidores têm benefícios como: prêmios que vão de R$ 5 mil a R$ 1 milhão; e resgate que possibilitam descontos em shows, por exemplo.
“Alguns estados, como São Paulo, Alagoas, Paraná, Goiás e Rondônia, o acúmulo de notas fiscais gera um abatimento, de até 10%, no IPVA do ano seguinte. No Rio de Janeiro, em Manaus (AM) e Salvador (BA), o desconto é no IPTU”, informa o Serasa.
Na próxima vez que ouvir a pergunta: “CPF na nota?”, responda sim e aproveite os benefícios que são oferecidos no estado em que você mora.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.