ALERTA! IPVA de SP tem 1,9 milhões de motoristas inadimplentes AMEAÇADOS pelo governo

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do estado de São Paulo tem pelo menos 1.905.119 de veículos com débitos atrasados. Nesse ano, o imposto foi dividido em cinco parcelas, e dada a opção de cota única. Segundo a Secretaria de Fazenda (Sefaz-SP), os proprietários desses automóveis foram notificados pelo atraso no IPVA de SP dos anos de 2021, 2022 e 2023. 

ALERTA! IPVA de SP tem 1,9 milhões de motoristas inadimplentes AMEAÇADOS pelo governo
ALERTA! IPVA de SP tem 1,9 milhões de motoristas inadimplentes AMEAÇADOS pelo governo (Imagem: FDR)

Somados os débitos atrasados do IPVA de SP dos anos de 2021, 2022 e 2023, a dívida fica em R$ 2.951.635.662,49. Para notificar os proprietários que estão irregulares e não fizeram a quitação do débito, a Sefaz publicou no Diário Oficial do Estado os seguintes dados: nome do devedor, valor do imposto, valor da multa incidente e dos juros por mora.

A Secretaria ainda informou que não vai enviar nenhuma carta de notificação ao endereço do proprietário. Para consultar se há débitos em aberto registrado no seu veículo, o cidadão pode acessar o site do Detran e procurar por “Licenciamento”. A Sefaz também disponibilizou um link (aqui) em que é possível consultar a notificação por ano de pagamento.

Especificamente nesse ano, o IPVA de SP poderia ser pago à vista com desconto de 3% para quem quitasse o imposto em janeiro. Ou, no parcelamento de 3 a 5 cotas, desde que o valor mínimo de cada parcela fosse de R$ 68,52. Quem deixou de cumprir com a obrigação ainda tem até o calendário do licenciamento para quitar os débitos, caso contrário será multado.

Como pagar o IPVA de SP atrasado

O pagamento do IPVA de SP atrasado segue os mesmos canais que a cobrança regular aconteceria. A ideia é facilitar a forma de quitação da cobrança para os contribuintes, permitindo que consultem o débito em aberto em sistemas online. Com o vencimento atrasado, a única alternativa de pagamento é à vista, não sendo concedido nenhum desconto.

Para os vencimentos de imposto de anos anteriores, há cobrança de multas e juros pelo atraso, o que aumenta ainda mais a quantia que deve ser quitada. Os interessados em retirar esse débito do Renavam do seu veículo, e do seu CPF/CNPJ, devem:

As dívidas em atraso há mais de 30 dias serão inscritas em Dívida Ativa e os nomes do proprietário e do responsável solidário, se houver, serão incluídos no CADIN Estadual e na Dívida Ativa do Estado de São Paulo. Com possibilidade de punição extrajudicial.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile