SALDO LIBERADO! Caixa Tem ganha novos serviços de consulta de pagamento

Pontos-chave
  • A nova versão do Caixa Tem (1.78), está disponível para celulares Android e iOS;
  • A vantagem do Caixa Tem consiste na possibilidade de o usuário ter acesso a mais de 10 funcionalidades diferentes;
  • O Caixa Tem é usado em parceria entre a Caixa Econômica e o Governo Federal para viabilizar benefícios.

Desenvolvido com o propósito de fornecer uma plataforma de fácil acesso para os clientes de baixa renda e titulares de programas sociais, o Caixa Tem se popularizou entre a população. Agora, o Governo Federal usa amplamente a conta poupança social digital na concessão de uma série de auxílios.

SALDO LIBERADO! Caixa Tem ganha novos serviços de consulta de pagamento
SALDO LIBERADO! Caixa Tem ganha novos serviços de consulta de pagamento. (Imagem: FDR)

Hoje, o Caixa Tem é usado em parceria entre a Caixa Econômica e o Governo Federal para viabilizar benefícios como o Bolsa Família, Vale Gás, abono salarial, FGTS, seguro-desemprego e outros. 

No decorrer dos últimos dois anos em atuação, o Caixa Tem foi responsável por bancarizar milhares de brasileiros que viviam às margens do sistema financeiro. Este processo nada mais é do que a criação de uma conta bancária para pessoas que, por alguma razão, ainda não utilizam tais meios. 

A vantagem do Caixa Tem consiste na possibilidade de o usuário ter acesso a mais de 10 funcionalidades diferentes sem precisar pagar por nenhuma taxa de serviço. O único requisito é que se atentem aos limites de transações unitárias, diárias e mensais nos valores de R$ 600, R$ 1 mil e R$ 5 mil, respectivamente

Após recente atualização da plataforma, o cliente do Caixa Tem pode acessar as seguintes ferramentas e serviços:

  1. Atualização de cadastro; 
  2. Seguro Apoio Família;
  3. Informe de Rendimentos;
  4. Negociação de dívidas;
  5. Caixa Para Elas;
  6. Empréstimo;
  7. Cartão de crédito;
  8. Serviços Rapidex;
  9. Bolsa Família;
  10. Depósitos;
  11. Cartão de débito virtual;
  12. Transferências;
  13. Pix;
  14. Meu NIS;
  15. Extrato;
  16. Dicas financeiras;
  17. Consulta de comprovantes;
  18. Recarga de telefone;
  19. Pagar na lotérica;
  20. Pagar na maquininha;
  21. Pagamento de contas;
  22. Seguro-desemprego;
  23. Abono salarial;
  24. Habitação Caixa;
  25. Open Finance;
  26. Saque sem cartão. 

A nova versão do Caixa Tem (1.78), está disponível para celulares Android e iOS. Para checar a disponibilidade da atualização, basta o usuário acessar a loja de aplicativos do seu celular. 

Destacando que, a atualização não é obrigatória e versões anteriores do aplicativo — a menor versão funcional é a 1.75continuarão funcionando normalmente e com acesso a todos os serviços.

Como se cadastrar no Caixa Tem?

Antes de mais nada, é preciso fazer o download do Caixa Tem pela Play Store ou App Store. O aplicativo funciona em qualquer lugar, até mesmo no exterior, e foi projetado para funcionar em redes 2G e áreas com conexões mais lentas ou instáveis. Com a plataforma instalada no celular, siga o passo a passo abaixo:

  • Abra o Caixa Tem e clique em “Cadastre-se e abra a sua conta”;
  • Após abrir a página de cadastro, selecione “Continuar”. Insira dados como CPF, nome completo, telefone, data de nascimento e e-mail para se cadastrar no Caixa Tem;
  • Informe uma sequência numérica de 6 dígitos nos campos “Digite uma senha” e “Digite novamente uma senha”. Lembrando que não é possível usar a data de nascimento ou CPF para ser sua chave de acesso. O sistema também não aceitará três ou mais números repetidos, ou sequenciais;
  • Depois, clique em “Não sou um robô”;
  • Acesse a caixa de entrada do e-mail cadastrado e clique no link enviado pela Caixa. Caso não tenha recebido, cheque também o Spam. Em último caso, peça para que o sistema reenvie o e-mail;
  • Após validação, abra o Caixa Tem novamente e faça o login com seu CPF e senha.

Como liberar o acesso no aplicativo Caixa Tem?

Após entrar na sua conta, será necessário liberar o acesso do Caixa Tem no celular. O processo é diferente para quem está acessando pela primeira vez ou para quem já possui cadastro e está entrando por outro celular.

No primeiro caso, basta clicar em “Liberar acesso” no menu de opções do aplicativo. A Caixa enviará um SMS para o celular cadastrado e, depois disso, o dispositivo já estará liberado para uso.

Se você já tinha uma conta no Caixa Tem, após inserir suas informações, peça para que a Caixa envie um SMS para você e depois siga para a liberação de processo pelo menu do aplicativo.

Por fim, a Caixa pode solicitar que você atualize o cadastro para utilizar os serviços disponibilizados pelo banco, como empréstimo e recarga de telefone. Fique com RG ou CNH em mãos e siga as orientações da tela.

Solucionando problemas no Caixa Tem

Desbloqueio do aplicativo

Em determinados casos a Caixa Econômica pode bloquear uma conta do Caixa Tem como uma forma de medida de segurança, especialmente para evitar fraudes quando há suspeita. Mas não é preciso se preocupar, pois entre 24h e 48h o problema pode ser resolvido seguindo estes passos:

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem (Android ou iOS)
  2. Acesse sua conta com seu CPF e senha
  3. Na tela inicial, encontre a opção “Liberar Acesso”. Possivelmente será a primeira a aparecer na lista.
  4. Você entrará em um chat com respostas automáticas
  5. Siga as orientações. Você vai enviar seus documentos pessoais para desbloquear o Caixa Tem.

Também existe a possibilidade de desbloquear o Caixa Tem pelo atendimento presencial na agência bancária, é só:

  1. Acessa o site Encontre a Caixa;
  2. No campo “Tipo de atendimento”, selecione “Agências”;
  3. Em “UF”, selecione o Estado que você mora;
  4. Marcar a cidade no campo seguinte;
  5. Clique em “Buscar” para encontrar a agência Caixa mais próxima.

Recuperação de senha

O acesso ao aplicativo Caixa Tem é feito com o CPF e uma senha numérica de seis dígitos. Em caso de perda da senha, é possível iniciar um processo para recuperação e criação de uma nova. Veja o passo a passo:

  1. Ao acessar o app do Caixa Tem (Android | iOS), clique em “Recuperar Senha”;
  2. Insira o CPF no campo indicado, marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Continuar”;
  3. As instruções para a recuperação da senha serão enviadas para o endereço de e-mail cadastrado;
  4. Acesse o seu e-mail cadastrado, e clique em “Link para redefinir credenciais”;
  5. Siga as instruções solicitadas e crie uma nova senha. Ela deve ser numérica, com ao menos seis dígitos, e não pode ser igual ao CPF, possuir repetições ou ser a sua data de nascimento;
  6. Clique em “Continuar” para validar o processo e faça o login na plataforma com a nova senha.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.