Diversos brasileiros serão INDENIZADOS por esta empresa de celulares

O celular se tornou algo indispensável em nossa rotina, uma vez que carregamos quase tudo nele. Quando o aparelho dá problema, a dor de cabeça é grande. Neste sentido, uma famosa empresa de celular precisará indenizar uma consumidora por conta de um motivo. Saiba os detalhes.

Diversos brasileiros serão INDENIZADOS por esta empresa de celulares
Diversos brasileiros serão INDENIZADOS por esta empresa de celulares (Imagem: FDR)

Estamos falando da Apple, que produz os famosos iPhones. A subsidiária brasileira da empresa, a Apple Brasil, foi condenada a reembolsar um cliente no valor pago por um iPhone 11.

Empresa é condenada a pagar multa após celular dar problema 

O iPhone 11 da cliente foi danificado pela chuva. O problema é que a Apple afirma que o aparelho é resistente à água, respingos e poeira.

Esta decisão foi da 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O cliente da empresa tinha adquirido o aparelho em setembro de 2020. Quando o iPhone ainda estava  na garantia, em junho de 2021, ele molhou em uma chuva repentina.

O dono do celular deixou o iPhone secando, no entanto, no outro dia, percebeu que a câmera estava turva e o Face ID não estava mais funcionando. Quando ele levou o celular na assistência técnica autorizada, ficou sabendo que a garantia não cobria problemas causados pela umidade e precisaria pagar um valor de cerca de R$ 3,2 mil pelo conserto.

Apple diz que aparelho é resistente a água

No site oficial, a Apple afirma que o iPhone 11 foi testado em laboratório e recebeu a classificação IP68. Diz ainda que a resistência cai com o tempo, e, que a garantia não cobre danos causados por líquidos. 

Apesar disso, na visão do desembargador relator Carlos Pires Soares Neto, os dados são insuficientes.

O desembargador afirmou em sua decisão que a empresa deveria destacar a qualidade e característica da água (como, por exemplo, doce e/ou salgada), profundidade, tempo e condições adversas”, segundo o TecMundo. As fotos de divulgação também induzem o cliente a acreditar que o iPhone 11 é resistente à água em qualquer situação.

O que disse a Apple?

A empresa se defendeu e alegou mau uso por parte do cliente. No entanto, a decisão unânime manda que a subsidiária da empresa no Brasil pague o valor de compra do iPhone 11. O cliente também ficará com o celular.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.