O Banco do Brasil é um dos principais bancos do país e decidiu fazer uma mudança importante no processo de simulação e contratação de empréstimos na instituição. Veja os detalhes e saiba o que mudou.
A partir de agora, o BB permitirá que os seus clientes façam a comparação das condições e solicitem a portabilidade de crédito de outros bancos através de seu aplicativo, utilizando dados do Open Finance. Esta novidade foi dada pelo banco com exclusividade ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Banco do Brasil traz novidade para empréstimos
Através da portabilidade de crédito, o cliente consegue transferir um empréstimo de um banco para outro, que ofereça para ele melhores condições de pagamento ou taxas mais amenas.
No entanto, para Renato Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, existem muitos obstáculos atualmente para que esta troca de informações aconteça de fato. Ele afirmou ainda que o regulador está atuando para tornar este processo mais fluido através do Open Finance.
Utilizando a solução desenvolvida pelo BB, os clientes que usam o app do banco não terão que consultar cada instituição onde tem empréstimos ativos para saber os dados do contrato e então informar todos os detalhes das operações que tem a intenção de fazer a portabilidade.
Depois de autorizar a liberação dos dados, o banco poderá consultar todas as informações diretamente de outras instituições financeiras, deixando a experiência do cliente mais fluida. Fora isso, a solução do BB deve agilizar a efetividade do procedimento e ainda possibilitar que as condições negociais sejam personalizadas, levando em conta o cliente e a operação que será portada.
“Com foco na educação financeira, ao simular a portabilidade do empréstimo, a solução do BB apresenta ao cliente a comparação das condições nas duas instituições, facilitando a escolha da opção mais vantajosa para ele”, disse ao UOL Marisa Reghini, vice-presidente de tecnologia e negócios digitais do BB.
Esta novidade ainda está sendo testada com alguns funcionários e clientes do Banco do Brasil, mas deve chegar para todos ao longo das próximas semanas.