O Banco Inter é um dos principais bancos digitais do país e está sempre em busca de trazer novidades para seus clientes. Desta vez, a fintech anunciou algo que este público estava esperando. Confira.
Estamos falando do público que quer investir. O Inter anunciou o desejo de utilizar a tecnologia blockchain para fazer a negociação dos clientes e transações entre bancos. A empresa ainda não oferece investimentos diretos em criptomoedas, da mesma forma que outros bancos fazem.
Banco Inter traz novidade para quem quer investir
Este desejo do Inter está relacionado com sua participação no projeto piloto do Banco Central, batizado de Real Digital. Neste projeto, o Inter entrará em consórcio com a Microsoft e com a 7Comm (especializada em tecnologias e negócios digitais com serviço B2B), na tokenização de títulos do Tesouro.
Bruno Grossi, tech manager do Banco Inter, disse em uma matéria do Valor Econômico que o potencial do blockchain se mostra, por exemplo, nas aplicações em negociação em que o investidor adquire títulos de curto prazo para vendê-los ao emissor em uma data determinada. Na visão do profissional, essa tecnologia concede segurança às transações, fazendo ainda ser possível operações sem intermediários.
Sobre o Real Digital, Grossi afirmou que ainda hoje acontecerá uma reunião com o Banco Central para detalhar novas informações que vão auxiliar os bancos digitais nos testes.
Em sua visão, o profissional diz que entre os grandes desafios do piloto está a criação de uma solução para levar a privacidade do sistema bancário para o ecossistema concebido para ser público.
“Vão ter muitos validadores, mas não podemos entregar para outros players o que os usuários estão fazendo dentro do banco. Acredito que esse é o principal ponto no qual estamos interessados em contribuir, disse ele ao Valor Econômico.
Inter
O Inter é uma instituição financeira e corretora brasileira, fundada em 1994 e sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Caracteriza-se por ser um dos primeiros bancos digitais do Brasil, e pela ausência de taxas sobre serviços básicos e corretagem.