Como utilizar o FGTS para dar entrada no Minha Casa Minha Vida? Descubra agora

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos benefícios cedidos pelo governo federal para todos aqueles cidadãos que exercem a sua profissão de maneira formal. Porém, uma novidade está vindo por aí. Sabia que você pode usar o FGTS para dar entrada no Minha Casa Minha Vida? Confira como.

Financiadores pelo Minha Casa Minha Vida se PREJUDICAM com nova medida no FGTS
Como utilizar o FGTS para dar entrada no Minha Casa Minha Vida? Descubra agora (Imagem: FDR)

Entre os benefícios cedidos aos trabalhadores formais no Brasil, podemos citar o seguro-desemprego, 13º salário, salário-maternidade, auxílio-doença e o conhecido FGTS. Dentre eles, o Fundo de Garantia é um dos únicos que oferece uma renda ao cidadão em seus momentos de maior dificuldade.

Por exemplo, em momentos de demissão sem justa causa, o trabalhador tem direito ao seguro-desemprego, como também há a possibilidade de sacar parte do valor acumulado do FGTS. Isto se a modalidade Saque-Rescisão esteja ativa. Caso seja o Saque-Aniversário, o trabalhador terá dias difíceis pela frente.

Então, o FGTS vem sendo bastante utilizado pela população já há algum tempo. Porém, desde a volta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Executivo, muito vem sendo discutido sobre novas utilizações para o Fundo de Garantia na sociedade atual. O Minha Casa Minha Vida está envolvido nestas conversas.

Isto porque a ideia de usar o valor acumulado para dar entrada em veículos novos foi refutada pelo ministro do trabalho, Luiz Marinho (PT). Então, uma nova forma de utilizar o FGTS vem sendo estudada. Agora, é provável que a população consiga usar o saldo do Fundo de Garantia no Minha Casa Minha Vida; confira abaixo.

FGTS pode ser utilizado no Minha Casa Minha Vida? Confira informações

Agora, a decisão tomada pelo Conselho Curador do FGTS é que o subsídio seja ampliado para R$55 mil. Além disto, o governo federal busca ampliar o teto utilizado para que o cidadão consiga investir em sua nova casa própria. O governo busca um valor próximo dos R$350 mil. 

A utilização do Fundo de Garantia em uma possível entrada em uma casa própria pode ser feita para reduzir em até 80% o valor que foi acordado entre o cidadão e o programa Minha Casa Minha Vida. Então, caso você tenha um bom saldo em seu Fundo de Garantia, é possível que ele consiga lhe trazer bons frutos.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile