Restituição do IRPF caí na conta de quem optou por PIX e declaração pré-preenchida

O pagamento da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) acontece em cinco lotes, de maio a setembro desse ano. O primeiro depósito já aconteceu e foi em 31 de maio, naquela ocasião foram mais de 4 milhões de contribuintes contemplados, mas segundo a Receita Federal 95% deles eram grupos prioritários. Agora, a maioria são de contribuintes sem prioridade legal.

Restituição do IRPF caí na conta de quem optou por PIX e declaração pré-preenchida
Restituição do IRPF caí na conta de quem optou por PIX e declaração pré-preenchida (Imagem: FDR)

Dados da Receita Federal indicam que no pagamento da restituição do IRPF que acontecerá em 30 de junho, haverão 5.138.476 de contribuintes beneficiados. O valor que o Fisco vai desembolsar é o mesmo do último lote, são R$ 7,5 bilhões para que todos sejam devidamente restituídos. A quantia vai depender das deduções legais e do patrimônio que foi declarado.

Isso porque, quanto mais gastos forem informados e comprovados, maior será o desconto que a Receita vai conseguir conceder. Valem as despesas em nome do titular ou de um de seus dependentes com saúde, educação, Previdência e outros. Ao considerar o valor dos impostos, o Leão vai aplicar os descontos conforme as deduções e vai restituir o contribuinte.

Desde às 10h00 dessa sexta-feira (23), os interessados já puderam consultar a restituição do IRPF. Para verificar é possível acessar o App Meu Imposto de Renda, ou o site da Receita Federal na opção “Imposto de Renda” e “Consultar restituição”. Será preciso informar número do CPF, data de nascimento e ano de envio do documento.

Quem vai receber no 2º lote da restituição do IRPF?

Segundo a Receita Federal, pelo menos 95% do total de contribuintes contemplados pelo primeiro lote de pagamentos da restituição do IRPF tinham prioridade legal. São idosos, pessoas com deficiência e com renda vinda do magistério. Nesse novo lote esses grupos também têm prioridade, mas os outros que cumpriram com outras regras ganham maior preferência.

Serão:

  • 30.088 idosos acima de 80 anos;
  • 978.397 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 70.589 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 3.490.513 que não possuem prioridade legal, mas que conseguiram ‘furar a fila’ por terem utilizado a opção pré-preenchida ou optado por receber via PIX.

O pagamento será feito em 30 de junho, na conta corrente informada ou naquela em que o PIX da chave do CPF estiver cadastrado.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com