A partir das 10h dessa sexta-feira (23), os contribuintes do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) poderão consultar mais um lote de restituição. Essa é a segunda cota do ano, de um total de cinco pagamentos que serão feitos. Quem for incluso nesse mês receberá o valor automaticamente na sua conta bancária na próxima sexta-feira, 30 de junho.
De acordo com informações compartilhadas pela Receita Federal, serão beneficiados 5.138.476 contribuintes no novo lote da restituição. Para o pagamento o Fisco vai desembolsar R$ 7,5 bilhões, mesma quantia que foi paga no lote de maio, mas que contemplou menos pessoas, foram pouco mais de 4,1 milhões naquele mês. O valor recebido depende do patrimônio declarado no IRPF.
São restituídos os contribuintes que apresentarem deduções legais, isso é, gastos que foram somados no último ano e que dão direito a descontos no valor final da tributação. Incluem despesas com saúde, educação, Previdência, tanto do titular da declaração como de seu dependente. Ao somar esses descontos a Receita devolve a quantia em forma de restituição para o contribuinte.
Quando posta a declaração do IRPF o cidadão recebe a informação se há algum valor a ser pago, e se há valor a receber. No entanto, o sistema não informa o quanto poderá receber e em qual lote o contribuinte será restituído. Por isso a consulta é tão importante.
Quem será contemplado no segundo lote da restituição do IRPF?
A Receita Federal listou quais foram os contribuintes inclusos no segundo lote da restituição do IRPF. No primeiro pagamento, pelo menos 95% dos que receberam pertenciam ao grupo prioritário, como idosos, pessoas com deficiência e quem tem como maior fonte de renda o magistério.
Agora, outros grupos também dito como preferenciais serão a maioria:
- 130.088 idosos acima de 80 anos;
- 978.397 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 70.589 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.490.513 que não possuem prioridade legal, mas que conseguiram ‘furar a fila’ por terem utilizado a opção pré-preenchida ou optado por receber via PIX.
Como consultar a restituição do IRPF
Usando o App Meu Imposto de Renda a opção “Consultar restituição” indica se o cidadão foi contemplado. Ou, por meio desse processo:
- Acesse o site da Receita Federal e faça login;
- Em “Imposto de Renda” selecione “Consultar restituição”;
- Confirme em “Iniciar”;
- Agora, informe CPF, data de nascimento, ano de envio do documento.