Restituição LIBERADA! Contribuinte do IRPF acessa o valor nesta sexta-feira

A partir das 10h dessa sexta-feira (23), os contribuintes do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) poderão consultar mais um lote de restituição. Essa é a segunda cota do ano, de um total de cinco pagamentos que serão feitos. Quem for incluso nesse mês receberá o valor automaticamente na sua conta bancária na próxima sexta-feira, 30 de junho.

Restituição LIBERADA! Contribuinte do IRPF acessa o valor nesta sexta-feira
Restituição LIBERADA! Contribuinte do IRPF acessa o valor nesta sexta-feira (Imagem: FDR)

De acordo com informações compartilhadas pela Receita Federal, serão beneficiados 5.138.476 contribuintes no novo lote da restituição. Para o pagamento o Fisco vai desembolsar R$ 7,5 bilhões, mesma quantia que foi paga no lote de maio, mas que contemplou menos pessoas, foram pouco mais de 4,1 milhões naquele mês. O valor recebido depende do patrimônio declarado no IRPF.

São restituídos os contribuintes que apresentarem deduções legais, isso é, gastos que foram somados no último ano e que dão direito a descontos no valor final da tributação. Incluem despesas com saúde, educação, Previdência, tanto do titular da declaração como de seu dependente. Ao somar esses descontos a Receita devolve a quantia em forma de restituição para o contribuinte.

Quando posta a declaração do IRPF o cidadão recebe a informação se há algum valor a ser pago, e se há valor a receber. No entanto, o sistema não informa o quanto poderá receber e em qual lote o contribuinte será restituído. Por isso a consulta é tão importante.

Quem será contemplado no segundo lote da restituição do IRPF?

A Receita Federal listou quais foram os contribuintes inclusos no segundo lote da restituição do IRPF. No primeiro pagamento, pelo menos 95% dos que receberam pertenciam ao grupo prioritário, como idosos, pessoas com deficiência e quem tem como maior fonte de renda o magistério.

Agora, outros grupos também dito como preferenciais serão a maioria:

  • 130.088 idosos acima de 80 anos;
  • 978.397 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 70.589 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 3.490.513 que não possuem prioridade legal, mas que conseguiram ‘furar a fila’ por terem utilizado a opção pré-preenchida ou optado por receber via PIX.

Como consultar a restituição do IRPF

Usando o App Meu Imposto de Renda a opção “Consultar restituição” indica se o cidadão foi contemplado. Ou, por meio desse processo:

  • Acesse o site da Receita Federal e faça login;
  • Em “Imposto de Renda” selecione “Consultar restituição”;
  • Confirme em “Iniciar”;
  • Agora, informe CPF, data de nascimento, ano de envio do documento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com