A Receita Federal possui uma série de responsabilidades para com a população brasileira. Portanto, é completamente esperado que, de vez em quando, haja o pagamento de algumas taxas. Confira agora se você está apto(a) para receber parte do pagamento que será feito para 5,1 milhões de pessoas.
Todos sabem que o governo federal cria algumas regras para que sejam respeitadas. Não é nada fora do comum, mas é para que haja um certo controle entre as pessoas e também haja a fiscalização correta, feita pela Receita Federal, do que vem sido gasto e consumido pelas pessoas durante o ano.
Este momento chama-se declaração do Imposto de Renda, algo amplamente conhecido por uma grande quantidade de brasileiros. Isto porque a declaração foi idealizada com o intuito de que a Receita Federal consiga fiscalizar, de maneira aberta, os seus gastos e ganhos durante o ano.
Para as pessoas que recebem menos do que dois salários mínimos (R$2.640), a declaração não é obrigatória. E um ponto interessante sobre o Imposto de Renda é que, caso seja constatado que você realizou um pagamento excessivo na hora da documentação, uma restituição será paga; confira mais informações.
Receita Federal: Como funciona a Restituição?
A restituição nada mais é do que uma forma da Receita Federal ser justa com os seus contribuintes e garantir um estorno em casos de pessoas que fizeram o pagamento da sua declaração do Imposto de Renda, mas acabaram pagando mais do que deveria ser efetuado, de acordo com análises da própria Receita.
Por serem milhões de pessoas, o pagamento da restituição é feito em lotes. Agora, o pagamento do 2º lote da restituição está próximo de acontecer e você precisa ficar ciente das datas de pagamento. Então, se você está apto(a) e faz parte do grupo de pessoas que vai receber, fique de olho nas informações.
O pagamento da restituição teve início no dia 31/05, que foi no mesmo dia em que encerrou-se o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda. Agora, o pagamento dos lotes serão feitos mensalmente até que todas as pessoas devidas recebem. Confira agora o esquema de datas:
- Pagamento do 2º lote: 30/06;
- Pagamento do 3º lote: 31/07;
- Pagamento do 4º lote: 31/08;
- Pagamento do 5º lote: 29/09.