Nova decisão envolvendo a SELIC: Confira quanto seu dinheiro rende na Poupança, Tesouro e CDB

Na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central realizada nesta semana, ficou decidido que a taxa de juros Selic seria mantida em 13,75% ao ano. Diante dessa decisão, saiba como fica o rendimento de seus investimentos na Poupança, Tesouro e CDB.

Nova decisão envolvendo a SELIC: Confira quanto seu dinheiro rende na Poupança, Tesouro e CDB
Nova decisão envolvendo a SELIC: Confira quanto seu dinheiro rende na Poupança, Tesouro e CDB (Imagem FDR)

É importante destacar que quem investiu em renda fixa segue sendo beneficiado, mesmo que a taxa Selic não tenha subido. Isto acontece pois a taxa permanecerá em um alto patamar.

A poupança, por sua vez, conta com um rendimento inferior a grande parte dos demais investimentos, porém tem ofertado um retorno acima da inflação e ficou na frente de alguns CDBs.

Dicas importantes de investimentos

Modalidades ligadas à taxa básica de juros seguem sendo boas opções para os investidores. Dentre as opções está o Tesouro Selic, título público federal que segue a taxa básica de juros. 

Também se mostram interessantes as aplicações que seguem a remuneração do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). O CDI é a taxa cobrada em operações realizadas entre bancos. Neste grupo estão os CDBs e os fundos DI.

COMO INVESTIR NA BOLSA DE VALORES SEM EXPERIÊNCIA E GANHAR MUITO DINHEIRO COM RENDA VARIÁVEL?

Como ficam os investimentos com este patamar da Selic

Vamos considerar um investimento de R$1.000 com a Selic em 13,75%. O cálculo foi feito pelo UOL com auxílio da Yubb.

A conta considera taxa de 20% de Imposto de Renda nos investimentos tributados (Tesouro Selic e CDBs). Esta taxa é paga nos resgates efetuados entre 181 e 360 dias. Caso o resgate seja efetuado após o período de um ano, o imposto é de 17,5%. Já se for feito em até seis meses, a alíquota é de 22,5%. A poupança sempre é isenta de Imposto de Renda em qualquer situação.

Foram levados em consideração CDBs oferecidos por bancos médios e grandes. Os bancos médios pagam cerca de 115% do CDI e os grandes cerca de 75% do CDI. Esta média é calculada com base em mais de 20 mil títulos diferentes que estão no mercado.

Rendimento de R$1.000 com a Selic em 13,75% ao ano, já com o desconto do Imposto de Renda:

Volume que poderá ser sacado em um ano:

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile