Estudantes que querem garantir a participação no ENEM 2023 devem ficar atentos ao encerramento de um importante prazo. A nota do Exame Nacional do Ensino Médio é aceita em diversos programas para ingresso no ensino superior, inclusive, alguns geridos pelo Ministério da Educação.
De acordo com as informações preliminares do INEP, o ENEM 2023 tem 4.673.333 inscritos. No entanto, a participação de alguns desses estudantes não está garantida e eles devem ficar atentos ao encerramento de um importante prazo ainda nessa quarta-feira, 21.
A participação no Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 é extremamente importante para quem deseja cursar o ensino superior, principalmente me instituição pública.
Isso porque o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) só aceita a nota da última edição do exame.
Ou seja, em 2024 apenas quem fez o ENEM 2023 poderá concorrer as vagas pelo programa.
“Até quando posso pagar a taxa do ENEM 2023”?
Os estudantes têm até hoje, 21, para pagarem a taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio de 2023. O pagamento pode ser feito através de boleto (gerado na Página do Participante); PIX; cartão de crédito; débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).
O pagamento via PIX deve ser feito através do QR Code que consta no boleto emitido pela página do participante.
É necessário ficar atento a um detalhe, o horário de funcionamento das instituições bancárias, caso o pagamento seja feito via boleto, por exemplo.
Outro detalhe é que os valores pagos após o encerramento do prazo não serão devolvidos e os estudantes não poderão participar do exame.
A participação no ENEM 2023 só será confirmada após o pagamento da taxa, exceto para 2.155.238 participantes (46,1%) que tiveram a isenção aprovada e farão o exame de graça.
As provas do ENEM 2023 serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 5 e 12 de novembro, nas 27 unidades da Federação; nesse ano todos os inscritos farão a prova impressa.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.