Lula ORDENA a SUSPENSÃO desta cobrança feita pela CAIXA

A Caixa Econômica é um dos maiores bancos do país e atende um enorme público diariamente. No entanto, a instituição resolveu cobrar uma tarifa que não agradou ao presidente da República Luiz Inacio Lula da Silva. Entenda.

Lula ORDENA a SUSPENSÃO desta cobrança feita pela CAIXA
Lula ORDENA a SUSPENSÃO desta cobrança feita pela CAIXA (Imagem FDR)

Estamos falando da cobrança pelo uso do PIX por empresas privadas que a Caixa quer implementar. De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o presidente ordenou a suspensão temporária desta cobrança até que ele volte da viagem a Europa.

Lula manda suspender taxa pelo uso do PIX

Lula viajou para a Europa no início desta semana e retorna ao Brasil na próxima semana. “Foi pedido que suspendessem temporariamente até o presidente estar de volta semana que vem para que isso seja validado pelo presidente”, afirmou o ministro da casa Civil segundo O Globo.

Esta cobrança pelo uso do PIX foi anunciada pela Caixa na última segunda, 19, e ela irá recair para uso por empresas privadas. De acordo com a Caixa, esta cobrança foi autorizada pelo Banco Central desde o fim de 2020 e já é feita por outras instituições financeiras.

Decisão causa repercussão negativa 

A novidade não pegou bem e causou uma repercussão negativa nas redes sociais, fato que trouxe preocupação no Palácio do Planalto. Ministros também ficaram irritados com os ruídos de comunicação que foram gerados.

Rui Costa afirmou ainda que Rita Serrano, presidente da Caixa, se surpreendeu com a grande repercussão que a novidade teve.

“Falei com a presidente da Caixa, ela me disse que todos os bancos… A informação que ela me passou é que todos os bancos, sem exceção, segundo ela, já cobram essa taxa de empresas de pessoas jurídicas. O único banco, segundo ela, que não cobrava era a Caixa por questões técnicas, de tecnologia. Resolvida a questão de tecnologia, ela não esperava que tivesse esse alcance e essa repercussão a definição da Caixa em acompanhar, segundo ela, todos os outros bancos”, disse ele segundo O Globo.

Ainda segundo o ministro, ele conversou com Rita e disse que era melhor esperar a volta de Lula para falar sobre esta questão. Por fim, Costa afirmou que esta medida vai ser reavaliada.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.