CAIXA tem grande POLÊMICA envolvendo o PIX e deixa até LULA irritado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está bastante irritado após uma decisão envolvendo a Caixa Econômica Federal e o PIX. Esta mudança deve impactar diretamente algo em torno de milhões de pessoas que movimentam a forma de pagamento diariamente; confira a notícia abaixo.

Ricos na mira do governo! Ministro declara reajuste tributário para financiar o Bolsa Família
CAIXA tem POLÊMICA envolvendo o PIX e deixa até LULA irritado (Imagem: FDR)

O presidente Lula (PT) aparenta estar bastante irritado com a decisão tomada pelo banco estatal, Caixa Econômica Federal. A mudança foi destinada para todas aquelas pessoas jurídicas (CNPJ) e que movimentam a forma de pagamento PIX em seu dia-a-dia. Então, é possível que a mudança seja revogada.

Não é possível dizer isto com certeza, mas por ser um banco que pertence ao governo federal, a rejeição apresentada pelo chefe do executivo representa muita coisa. Portanto, até o momento, Rita Serrano, presidente da Caixa, ainda não se manifestou sobre a possível retirada desta nova taxação que seria feita.

Algo que vem sendo bastante solicitado pelo presidente Lula (PT) é que todas as decisões e mudanças tomadas nas diversas esferas do governo federal passem por ele antes de serem aprovadas. Ou seja, quaisquer aplicações feitas por ministérios, Previdência Social, entre outros; precisam passar por Lula.

Então, o que foi descoberto é que a presidente da Caixa não havia feito esta verificação antes de tornar pública a mudança. É possível que o presidente não tenha gostado disto, principalmente por ser um formato de pagamento que envolve diretamente o Banco Central, gerenciador do PIX no Brasil.

Lula e Caixa; o que deve ser feito sobre esta situação?

É bastante provável que a medida anunciada pela Caixa seja anulada nos próximos dias. Então, caso você seja uma pessoa que possui um CNJP ou até mesmo gerencia uma empresa, fique atento(a) pois o pagamento desta nova taxa que seria cobrada sobre o PIX pode estar com os seus dias contados.

É importante lembrar que o relacionamento de Lula com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicado por Jair Bolsonaro (PL), não é a melhor. Em entrevista recente, o presidente Lula (PT) citou Campos Neto em mais uma cobrança sobre a taxa de juros; confira fala do presidente Lula:

“Apenas o juros precisa baixar, porque também não tem explicação. O presidente do Banco Central precisa explicar, não a mim, porque eu já sei o porque ele não baixa, mas ao povo brasileiro e ao Senado, por que ele não baixa.”

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile