SISU 2023.2: Quem já se inscreveu no primeiro semestre pode se inscrever agora?

Período de inscrições no SISU 2023.2 foi aberto na última segunda-feira, 19, e segue até a próxima sexta. Estudantes de todo o país têm a oportunidade de concorrer a mais de 50 mil vagas em cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas.

SISU 2023.2: Quem já se inscreveu no primeiro semestre pode se inscrever agora?
SISU 2023.2: Quem já se inscreveu no primeiro semestre pode se inscrever agora? (Imagem: FDR)

Uma das formas de utilizar a nota do ENEM 2022 é no SiSU 2023.2, que oferece nessa segunda edição tem 51.277 vagas. Programa é gerido pelo Ministério da Educação e oferece vagas em universidades e institutos públicos, estaduais e federais em todo o país.

Apenas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 pode participar dessa seleção; além disso é necessário não ter zerado a redação e não ter participado como treineiro.

Afinal, quem já se inscreveu no SiSU 2023 do primeiro semestre pode se inscrever agora?

A resposta é sim, estudantes que participaram do SiSU 2023 do primeiro semestre podem se inscrever novamente nessa segunda edição.

Não há restrição quanto a participação no processo seletivo para os estudantes que já concorreram nesse ano. O importante é ter feito o ENEM 2022 e atender aos requisitos citados acima.

Simulador SiSU

Se você está preocupado com suas chances de conquistar uma vaga, uma boa opção é utilizar simuladores; confira algumas opções:

Conheça o SiSU

O do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa gerido pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

A grande maioria dessas vagas são ofertadas por instituições federais (universidades e institutos).

O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Geralmente o MEC realiza duas seleções anualmente, uma no começo de cada semestre.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile