A expansão da inteligência artificial pelo mundo do trabalho deve impactar diretamente as carreiras nos próximos anos. Há uma grande expectativa de que novas profissões intimamente ligadas à IA sejam criadas nos próximos anos; confira mais detalhes.
De fato, a inteligência artificial veio para mudar a forma como convivemos, já que ela alcança diversos segmentos. O impacto dela é tão grande que se estima que algumas profissões sejam extinguidas, enquanto outras devem ser criadas para atuarem diretamente na IA.
Para alguns especialistas as profissões mais relacionadas à atividades repetitivas devem ir aos poucos desaparecendo e sendo substituídas por esses novos recursos tecnológicos.
5 profissões que devem ser criadas por causa da inteligência artificial
A expansão do uso de inteligência artificial deve possibilitar a criação de novas carreiras que atuem diretamente com esse recurso tecnológico.
“Vamos precisar de profissionais capacitados para educar as ferramentas de inteligência artificial”, afirma o fundador do BizHub, consultoria de inovação e tecnologia, Ricardo Bonora.
Veja abaixo as profissões que devem surgir nos próximos anos de acordo com a Forbes:
Engenheiros de machine learning
Pode parecer que as máquinas operarão de forma totalmente independente, mas, não é bem assim. Esse profissional será o responsável pelo treinamento e criação das tarefas específicas que precisam ser realizadas.
Designers de prompts para IA
Profissional responsável pela interação entre o recurso tecnológico e os humanos; o trabalho é realizado através da identificação das principais necessidades dos usuários e criação de perguntas e instruções. É ele o responsável por trás de sistemas como o ChatGPT.
Designers conversacionais
Imagine um design de interiores que planeja o seu quarto de acordo com as suas necessidades e desejos. É exatamente isso que esse profissional fará, ele será o responsável pela criação de interfaces de acordo com as necessidades do público.
Eles também podem estar ligados ao treinamento da inteligência artificial.
Especialista em ética da IA
Ligados diretamente à regulação, segurança e governança; esses profissionais devem garantir que as ações da IA respeitem os direitos humanos. É possível que advogados migrem façam especializações e migrem para essa área, afinal, já possuem os conhecimentos de legislação necessários.
Curadoria de informações para IA
Como o próprio nome já diz, o curador será o responsável por pesquisar, analisar e selecionar as informações que a IA terá acesso. Esse trabalho deve ser contínuo, já que novas informações serão inseridas continuamente.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.