Faltam poucos dias para que o calendário de pagamentos do principal programa de transferência de renda tenha início. Para algumas pessoas, no entanto, houve a surpresa da notificação do Bolsa Família cancelado. Diversas razões explicam esse desligamento, e muitos contestam a decisão do governo. Antes mesmo da data do saque do seu benefício é possível consultar se continuará recebendo.
De acordo com análises dos dados públicos foi possível perceber que nesse ano 1,8 milhões de famílias tiveram o Bolsa Família cancelado. O desligamento é a penalidade máxima aplicada para quem deixa de cumprir com os requisitos que dão acesso ao programa. Desde janeiro o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) tem feito análise dos dados no Cadastro Único a fim de excluir os irregulares.
Tudo porque, órgãos de controle de informações públicas, como o CGU (Controladoria Geral da União) já havia dado destaque ao fato de que muitas pessoas estavam recebendo o Bolsa Família sem que tivessem direito. No último ano, devido a uma falha no sistema, milhões foram inclusos sem passar corretamente pelo processo de pente-fino.
Agora, o MDS tem feito o processo de averiguação que pode chegar a duas penalizações mais severas: ter o benefício suspenso ou o Bolsa Família cancelado. Nessa primeira opção a reversão é mais simples, basta a atualização de dados comprovando que tem direito ao programa para conseguir a sua vaga de volta.
O que justifica o Bolsa Família cancelado?
Algumas razões explicam o Bolsa Família cancelado, status que pode ser consultado em canais online e que são compartilhados pelo próprio poder público ao enviar uma mensagem ao titular. Como:
- Renda familiar ultrapassar o limite permitido de R$ 218 por pessoa;
- Descoberta de que os dados informados para cadastro foram falsificados ou são mentirosos;
- Deixar de atualizar os dados no CadÚnico por um período superior a dois anos;
- Não atualizar a caderneta de vacinação das crianças, ou diminuir a frequência escolar das crianças.
Como consultar o Bolsa Família
Para se preparar e verificar se o Bolsa Família foi cancelado, os interessados poderão usar os seguintes canais:
- App Bolsa Família – mensagem de “Bolsa Família cancelado” será dada logo na primeira página após login, junto com a justificativa para o cancelamento;
- Ligando para Caixa – telefone 111;
- Ligando para o MDS – telefone 121.