Os professores que estão em busca de mais capacitação para melhorar seu currículo e docência, já podem comemorar. Isso porque, na última quarta-feira (14) a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou que serão lançadas 8 mil vagas, até 2024, em um curso voltado para área de ciências. O anuncio foi feito em uma cerimônia em Brasília.
O Capes está ligado diretamente ao Ministério da Educação (MEC), e será o responsável por fornecer o curso de capacitação para professores de ciências. Serão 3 mil vagas disponíveis nesse ano de 2023, e outras 5 mil liberadas em 2024. O preenchimento das vagas tornou-se responsabilidade das 18 instituições de ensino superior participantes que estão distribuídas por 12 estados e o Distrito Federal.
A capacitação é chamada de Ciências é 10! (C10!), e existe desde 2017. O conteúdo de aprendizagem é divido em módulos on-line com recursos multimídia, atividades práticas, fóruns de discussão e avaliações em quatro eixos temáticos: Vida, Ambiente, Universo e Tecnologia, distribuídos em 480 horas/aula. Para Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, essa é uma forma de incentivar a ciências no país.
Tudo porque, os professores que conseguirem as vagas para participar do C10! serão capacitados para ministrar aulas sobre os diferentes temas ligados a ciências. Além de melhorar o seu conhecimento pessoal, a ideia é de que esse público possa expandir o funcionamento das suas aulas repassados para as crianças e adolescentes do ensino fundamental do país.
Quais professores poderão participar do C10!?
O C10! é um dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que está ligada a Capes, a maior indutora de educação a distância do governo federal. Além do curso voltado para a área de ciências, os professores de outras áreas que desejam se especializar e expandir seus conhecimentos sobre outros assuntos também podem buscar cursos dessa plataforma.
Especificamente para esse novo curso que foi relançado e prevê 3 mil vagas para os próximos meses, a capacitação ficará disponível para:
- Professores da educação básica que lecionam Ciências;
- Professores que lecionam para os anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental.
As inscrições devem ser abertas em breve por meio do site da Capes, onde será necessário identificar-se por meio de documentos pessoais.