Economia: Dia Dos Namorados Movimenta Mais de 2 Bilhões de Reais em 2023

Anel masculino para ele. Perfume importado para ela. Dia dos Namorados aqueceu corações e comércios durante o mês de junho.

Segundo informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia dos Namorados de 2023 levou junho a movimentar cifras quase pré-pandêmicas.

A estimativa é que cerca de R$ 2,54 bilhões tenham sido injetados no comércio nacional.

Compras à vista e de menor valor

Dados do Banco Central apontam para o fato de que o endividamento médio da população que recebe até um salário mínimo mensal está acima de 30% há mais de um ano, fazendo com que inúmeras pessoas tenham optado por realizar as compras à vista, apesar das boas condições oferecidas pelo comércio através de intermediadoras como as das maquininhas PagSeguro, por exemplo.

As compras à vista geram menos problemas com inadimplemento e endividamento, mas, também, aumentam a barreira para que os lojistas realizem vendas com o ticket médio desejado.

Quem opta por não parcelar a compra geralmente seleciona itens de menor valor para que a aquisição não pese no orçamento.

Mais do que no dia das mães

Mesmo com a intenção de compra restrita em relação a parcelamentos e outras questões, o Dia dos Namorados ainda registrou vendas com ticket médio maior do que o do Dia das Mães deste ano.

O fato já era esperado e se repete ano após ano.

Sondagem realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) antes da data, entrevistou 820 consumidores da cidade do Rio de Janeiro, e trouxe a informação de que o gasto médio com presentes para o Dia dos Namorados deveria ser de R$ 200, contra R$167 do Dia das Mães.

Vestuário Continua Sendo a Principal Escolha

Os itens de vestuário foram, mais uma vez, os mais escolhidos na hora de presentear.

Calçados, acessórios e roupas representaram cerca de 41% do total das compras do período. Em números, algo em torno de 1 bilhão de Reais.

Novas Categorias Começam a Ganhar Espaço

No segmento de hobbies, esportes e lazer, além dos tradicionais itens de times de futebol, este ano também ganharam destaque itens relacionados ao universo Geek (baralho colecionável, cards e bonecos, por exemplo). 

Dia dos Namorados Por Região

Entre os Estados que mais movimentaram a economia durante as primeiras semanas de junho, destacam-se São Paulo, com mais de R$800 milhões injetados no comércio, seguido pelo Rio Grande do Sul, com cerca de R$ 250 milhões, e Minas Gerais, com R$ 232 milhões.

Os 3 Estados, juntos, foram responsáveis por mais da metade de toda a movimentação financeira do comércio do País durante o período de compras para o Dia dos Namorados.

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Participação do Mercado Digital

O e-commerce tem sido cada vez mais utilizado para a realização de compras, mas, em relação às datas comemorativas, há, ainda, uma questão que “prejudica” o desempenho das vendas digitais.

Muitas pessoas deixam a compra do presente para última hora e, ao calcular o frete, percebem que os Correios não conseguirão entregar a compra antes da data da celebração.

Por esse e outros motivos, a participação comercial do e-commerce não foge à média de 27%, sendo a maioria das compras realizadas presencialmente – o que ajuda também outros setores, como o de alimentação por exemplo, visto que se as pessoas saem para fazer compras, estão mais propensas a se alimentarem fora de casa.

Compras em Cima da Hora

Segundo dados revelados pela pesquisa ‘Tendências & Insights Dia dos Namorados 2023’, realizada por uma grande agência de marketing digital, o ápice da busca por presentes acontece entre dois e três dias antes da data, o que gera bastante apreensão no comércio, que só sabe se haverá resultado positivo nas vendas, muito próximo ao dia “D”.

Aumentar os preços ou abaixar, por exemplo, é uma dúvida comum entre os empresários do comércio.

Expectativas para os Próximos Anos

Apesar de ainda ser a terceira data comemorativa mais importante para o varejo (depois do Natal e Dia das Mães), o Dia dos Namorados tem perdido representatividade.

Os motivos não são totalmente determinados e podem envolver desde questões financeiras a culturais.

O comércio tem importante papel na revitalização da data e precisa se reciclar se quiser continuar tendo na data um dos seus maiores fôlegos financeiros.

O que convencia o consumidor há 10 anos atrás é irrelevante para boa parte do público atual.

Para o futuro, provavelmente, presentes em forma de experiências, como viagens, por exemplo, devem ser ainda mais exploradas, mas ainda é cedo para analisar o que acontecerá no Dia dos Namorados do ano que vem.

Redação: Bruna Bozano

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