Venda de CARROS POPULARES pode trazer PERDE MILIONÁRIA para estas empresas

Diversos brasileiros comemoraram a publicação da medida provisória dos carros populares. Com isso, já é possível encontrar bons descontos no mercado. No entanto, duas empresa podem ser fortemente prejudicadas pela medida. Entenda.

Venda de CARROS POPULARES pode trazer PERDE MILIONÁRIA para estas empresas
Venda de CARROS POPULARES pode trazer PERDE MILIONÁRIA para estas empresas (Imagem FDR)

O banco Safra prevê uma queda de 21% no lucro líquido anual da empresa de locação de veículos Localiza, depois dela ter projetado um impacto de até R$650 milhões no segundo trimestre devido ao programa dos carros populares. De acordo com Luiz Peçanha e equipe ao Money Times, é esperado um lucro de R$1,8 bilhão.

Os analistas, ao projetar um impacto no mesmo nível para a Movida, uma queda de 1,5% no valor residual da frota, enxergam uma queda de R$ 282 milhões no lucro do segundo  trimestre. A perda líquida projetada pelo Safra para a empresa subiria de R$ 49 milhões para R$ 282 milhões.

Prejuízos para empresas de locação de carros 

Fora isso, os preços-alvo das ações das empresas também cairiam. RENT3 (Localiza) teria um corte de R$ 0,30 por ação no alvo, ao passo que o valor de MOVI3 (Movida) cairia em R$ 0,20.

Segundo os analistas, este impacto leva em consideração a forma que a queda nos preços do mercado de veículos irá afetar as vendas de seminovos das locadoras.

Para Luiz Peçanha e a equipe do banco safra, o impacto será “neutro”, pois um efeito levemente negativo no valor por lucro das empresas seria compensado por gastos inferiores de capex para o aumento da frota.

Medida do governo também pode ter lado bom 

Olhando por outro prisma, os analistas do banco dizem que as empresas podem acabar se beneficiando com os preços reduzidos dos carros para renovar suas frotas.

Diante de um cenário de queda de 3% no valor de mercado dos veículos, o preço-alvo da RENT3 cresceria 0,4% ( ou R$ 0,30 por ação). Já no caso da MOVI3, o valor de mercado iria subir 0,4% (ou R$ 0,10 por ação).

De acordo com Peçanha e equipe, o impacto das alterações nos preços de mercado de carros sobre os preços-alvo para Movida e Localiza é baseado em uma análise de sensibilidade.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile