Lula CONVOCA estudantes para importante EXAME

Um importante exame aplicado no Brasil tem preocupado o Presidente Lula, que fez um apelo para que estudantes participem. Pesquisa realizada no ano passado mostra que apenas 17,7% dos jovens cursavam ensino superior, público ou particular; essa prova é importante para aumentar esse percentual.

Lula CONVOCA estudantes para importante EXAME
Lula CONVOCA estudantes para importante EXAME (Imagem: FDR)

O número de estudantes no ensino superior no Brasil ainda está longe dos 33% desejados pela Plano Nacional de Educação (PNE) até 2024. O Presidente Lula tem se mostrado preocupado com a baixa adesão de estudantes a um importante exame que pode mudar essa realidade.

Nos últimos anos o ENEM tem apresentado considerável redução no número de inscritos, no ano passado 3.476.226 pessoas se inscreveram no exame, enquanto em 2014, ano com maior participação, foram 5.325.616.

Participação dos jovens no Exame Nacional do Ensino Médio

Essa queda no número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio tem preocupado bastante o presidente que participou da inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco na última semana.

“É muito importante fazer o Enem porque o governo passado desmobilizou a sociedade brasileira para fazer o Enem porque eles não acreditavam na educação”, afirmou Lula.

O exame voltou a ser tema durante o programa Conversa com o Presidente, transmitido pelas redes sociais todas as terças-feiras, às 8h30.

“É importante que todas as pessoas que tenham idade para se inscrever no Enem se inscrevam até o dia 16. Nós precisamos recuperar a força do Enem. É importante que todos que queiram fazer uma universidade se inscrevam para ter a oportunidade de ser doutor ou doutora”, disse o presidente na última terça, 13.

EDITAL ENCCEJA 2023: VEJA QUEM PODE PARTICIPAR E COMO SE INSCREVER NA PROVA

Calendário do ENEM 2023

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile