SEM LIMITES! Taxa do Enem 2023 choca os vestibulandos que buscam por ISENÇÃO

Desde o dia 5 de novembro os estudantes do Ensino Médio, ou quem já concluiu esse nível de escolaridade, podem fazer a sua inscrição no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A prova é a mais importante do país e dá acesso a instituições do ensino superior públicas e privadas. Mas, um fato tem chamado a atenção dos vestibulandos, o valor da taxa do Enem em 2023. 

SEM LIMITES! Taxa do Enem 2023 choca os vestibulandos que buscam por ISENÇÃO
SEM LIMITES! Taxa do Enem 2023 choca os vestibulandos que buscam por ISENÇÃO (Imagem: FDR)

Até 16 de junho milhões de pessoas farão a sua inscrição para participar do vestibular mais importante do país. A prova foi dividida em dois dias, como de costume, e acontecerá em 5 e 12 de novembro. A confirmação do candidato somente será feita quando a taxa do Enem for paga, gerando comprovante que deve ser guardado para evitar qualquer erro.

Tira dúvida sobre a taxa do Enem 2023

Abaixo, tire algumas dúvidas sobre a taxa do Enem que podem ser determinantes para a participação na prova.

Qual valor da taxa de inscrição?

Nesse ano, o valor da taxa do Enem é de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais), desde 2019 a cobrança tem se mantido a mesma. O boleto para pagamento é gerado assim que o candidato finaliza a sua ficha de inscrição.

Candidato pode se recusar a fazer o pagamento?

Não! O pagamento é obrigatório para participação no Exame, e consta no edital, por isso não pode ser contestado.

Existe alguma forma de não pagar a taxa do Enem?

Sim, sendo uma pessoa isenta da taxa de inscrição. Mas o pedido pela isenção já passou, o INEP disponibilizou a solicitação em abril desse ano, sob os seguintes critérios:

Quais as formas de pagamento da taxa de inscrição no Enem?

O candidato pode escolher três diferentes formas de pagamento da taxa do Enem: por boleto, PIX ou via cartão de crédito, com o vencimento marcado para o dia 21 de junho.

Ou seja, o cidadão deve optar por um desses métodos até a data mencionada, mas no cartão de crédito, por exemplo, mesmo que quantia seja cobrada na fatura do mês seguinte se a operadora autorizar a “compra” não há problema.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile