Parceria entre o SENAI e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) oferece cursos gratuitos de EJA Profissional. Participantes concluirão a formação ao mesmo tempo em que conquistam uma qualificação profissional atualizada as tendências do mercado de trabalho.
No último dia 31 de maio a Prefeitura de Porto Velho (RO), através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), firmou parceria com o SENAI. O resultado é a oferta de cursos gratuitos de EJA Profissional, onde os participantes concluirão o ensino fundamental ao mesmo tempo em que obtém um certificado profissional.
“ao finalizar o curso, este participante, além de concluir o Ensino Fundamental, sairá também com uma profissão, ou seja, os alunos atingirão dois objetivos. No caso do EJA Profissional, eles poderão escolher entre a formação de mecânico automotivo, eletricista de automóveis, panificação e madeira-imobiliário”, explicou o superintendente do SESI e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago.
Cursos gratuitos do SENAI-RO
Em Porto Velho a Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (Senai) oferece vagas nos seguintes cursos:
- Mecânico Automotivo,
- Eletricista de Automóveis,
- Panificação e
- Madeira-Imobiliário.
As aulas serão iniciadas em 7 de julho na unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, em Porto Velho, e acontecerão em formato híbrido com carga horária de 160h a 180h.
“Eu diria que essa iniciativa vem ao encontro das necessidades da população por um programa de educação que traga no seu bojo, não apenas a educação geral, mas uma formação técnica aplicada.O EJA é papel do SESI, porém, os alunos vão sair com a formação profissional, que é a parte do SENAI, em uma das quatro áreas de atuação citadas”, finalizou o superintendente do SESI e diretor regional do SENAI-RO.
Podem participar pessoas com 15 anos e que desejam concluir o ensino fundamental II; as inscrições serão realizadas pela Semed, por chamada escolar. O candidato deve apresentar os seguintes documentos:
- Duas fotos 3×4 atualizadas;
- Identidade e CPF;
- Histórico escolar original ou atestado de escolaridade;
- Comprovante de residência atualizado com o Código de Endereçamento Postal (CEP) válido;
- Documento de conclusão do Ensino Fundamental I ou comprovar que estudou até a 3° série ou 4º ano do Ensino Fundamental
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.