Presidente tem se mostrado preocupado quanto a educação dos brasileiros; ENEM é uma das mais importantes provas aplicadas no país. As provas dessa edição acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro em todo o Brasil e possibilitarão o ingresso em cursos de graduação.
O ENEM já faz parte do calendário dos estudantes, afinal, a prova é atualmente a principal forma de ingressar em cursos de graduação. As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio desse ano já podem ser feitas, inclusive, quem foi contemplado com isenção deve se inscrever.
A nota do ENEM é aceita no SiSU, que oferta vagas em instituições públicas; Prouni e Fies, que oferecem vagas em instituições particulares; além das seleções próprias.
Baixa adesão ao ENEM preocupa Lula
As últimas edições do exame tiveram uma baixa adesão, o que tem preocupado o atual presidente, que acabou fazendo um apelo aos jovens, veja:
“É muito importante fazer o Enem porque o governo passado desmobilizou a sociedade brasileira para fazer o Enem porque eles não acreditavam na educação”, disse Lula, em discurso durante inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco.
Presidente também relembrou seu passado e como a educação mudou a sua vida:
“Eu lembro do orgulho que a minha mãe tinha quando ela me levava ao Senai para fazer um curso. E, por conta desse curso, eu virei até presidente da República. Isso significa que o que aconteceu comigo pode acontecer com vocês, porque não existe nada impossível para um ser humano quando ele acredita que ele faz. A única coisa impossível, neste planeta, é Deus pecar. O resto, tudo pode acontecer”, acrescentou.
Inscrições ENEM 2023
Estudantes que sonham com o ensino superior podem se inscrever através da Página do Participante até o próximo dia 16 de junho; com pagamento de taxa no valor de R$ 85.
Mesmo os estudantes que foram contemplados com isenção do valor devem fazer a inscrição para garantir a participação nas provas do mês de novembro.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.