Farmácia Popular de volta! Veja como ter acesso aos medicamentos sem PAGAR

O Programa Farmácia Popular voltou! O projeto idealizado pelo Governo Lula está de volta e tem o intuito de garantir saúde e medicamentos aos cidadãos que estão passando por um período difícil, como é a situação de pobreza e extrema pobreza. Confira agora como obter acesso à medicamentos gratuitos.

Ministério da Saúde abre edital com mais de 6 mil vagas. Confira quem pode se candidatar
Farmácia Popular de volta! Veja como ter acesso aos medicamentos sem PAGAR (Imagem: FDR)

O Programa Farmácia Popular já é conhecido pela população brasileira. Isto porque ele fez parte dos projetos apresentados por Lula enquanto presidente nos primeiros mandatos, entre 2003 e 2010. O intuito do programa é garantir medicamentos gratuitos às pessoas pobres do nosso país.

Então, nesta última terça-feira, 06/06, o presidente Lula (PT) anunciou o retorno do programa em evento feito em Recife, PE. Durante o discurso, o presidente falou sobre como funcionaria a nova dinâmica do programa e também como os cidadãos teriam acesso aos 40 medicamentos oferecidos pelo projeto.

Por vezes, as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social passam por momentos complicados, como é o adoecimento de um membro. Dependendo do valor, a compra de um medicamento eficaz torna-se inviável. Agora, o governo federal agiu para que isto não aconteça.

Se você for beneficiário do Bolsa Família, fique atento(a) pois além das medidas já anunciadas no início do ano, o maior programa social do país também fará parte desta iniciativa chamada Farmácia Popular. Então, confira abaixo como você poderá solicitar algum dos 40 remédios disponibilizados pelo governo.

Bolsa Família: Beneficiários do programa terão acesso ao Programa Farmácia Popular

Para que os cidadãos que estão incluídos no Bolsa Família tenham acesso ao Programa Farmácia Popular, nunca foi tão simples. Basta localizar uma farmácia que seja vinculada ao novo programa do governo federal, apresentar um documento com foto (CNH, RG) e o seu CPF.

Após a verificação dos seus dados e a comprovação de que o cidadão está, de fato, vinculado ao Bolsa Família, o cidadão terá acesso aos medicamentos citados como disponíveis pelo governo federal. Esta medida é de extrema importância para a maior parcela da população.

A garantia de saúde e alimentação é essencial pelo governo federal. Desta forma, o governo fica cada vez mais próximo da meta estabelecida antes mesmo de vencer a eleição, que é a retirada integral do país do Mapa da Fome, triste estatística que o país retornou em 2022.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.