OPORTUNIDADES! Governo anuncia 1.600 vagas para contratação imediata

Na última segunda-feira,5, durante uma cerimônia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia Legal. Na ocasião, foi dito que o governo viu a necessidade da contratação de novos servidores para atuação junto ao Ibama. A ideia é de que na quinta fase desse plano 1,6 mil vagas de emprego sejam preenchidas.

OPORTUNIDADES! Governo anuncia 1.600 vagas para contratação imediata
OPORTUNIDADES! Governo anuncia 1.600 vagas para contratação imediata (Imagem: FDR)

Na cerimônia também estava presente a ministra do Meio Ambiente e Mudança no Clima, Marina Silva. Em um documento apresentado pelo governo foi demonstrado o interesse em realizar novos concursos públicos para o preenchimento de 1,6 mil vagas de emprego até 2027. O cargo disponível seria de analista ambiental.

“Uma das ações mais importantes de todo o PPCDAm é a realização de concursos públicos a fim de contratar servidores para monitoramento e atuação em regiões críticas para combate ao desmatamento ilegal na Amazônia, e fornecimento de cursos e eventos para capacitação dos servidores públicos“, diz o texto apresentado na cerimônia.

Especificamente para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), seria preciso o preenchimento de 2.620 vagas. Tudo porque, o número de servidores atuando nessa instituição tem caído cada vez mais. Em 2010 existiam 4.420 profissionais em atividade, enquanto em 2016 o quantitativo já havia caído para 3.585. O governo não especificou quando os concursos serão abertos. 

Ministério do Meio Ambiente tem vagas para analistas

Desde o dia 2 de maio já foi autorizado pelo Ministério do Meio Ambiente um concurso público para analisas ambientais, ao todo são 98 vagas de emprego abertas nesse certame. A publicação do edital contendo todos os detalhes, como: cargos, salário, local de atuação, estrutura da prova, data de inscrições, valor da taxa de inscrição, entre outros, ainda não foi publicado.

A expectativa é de que a publicação aconteça no máximo até 2 de novembro desse ano. Por hora, as informações são de que há necessidade de comprovar ensino superior completo para participação, sendo que as remunerações serão de:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile