O vale-gás tem como intuito fornecer ajuda financeira para que as famílias de baixa renda possam comprar o gás de cozinha. No dia 1º de junho, o Governo Federal publicou um decreto que garante a extensão do vale até o fim do ano e o calendário de pagamento já foi liberado.
O vale-gás nacional é um benefício que tem feito bastante sucesso entre os brasileiros de baixa renda. O recurso atua na concessão de uma ajuda de custo para a compra do botijão de gás de 13kg.
O benefício é destinado às famílias que se enquadram nos critérios de elegibilidade do programa, que variam de acordo com o estado ou município em que o programa é oferecido. Em geral, os critérios consideram a renda per capita da família, o número de pessoas que compõem o núcleo familiar e outros fatores socioeconômicos.
Regras para conseguir o vale-gás
Destacando que o vale-gás é restrito a uma pequena parcela de beneficiários, cujo principal requisito é fazer parte do Bolsa Família, confira quais as outras regras:
- Inscrição no CadÚnico;
- Ter renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 660); ou
- Possuir renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;
- Ser integrante de família com renda superior a três salários mínimos, desde que incluída em programa de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo;
- Ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
Contudo, o alcance do programa é limitado. Sendo assim, foi liberado algumas regras de prioridade, sendo para:
- Famílias com cadastro atualizado no Cadúnico, nos últimos dois anos;
- Com menor renda;
- Que tenham maior quantidade de integrantes;
- Famílias contempladas pelo Auxílio Brasil;
Valor e calendário de pagamento do vale-gás
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manteve o vale-gás em 100% da média nacional de preços do gás de cozinha. Lembrando que essa média é apurada periodicamente pela ANP.
Desta forma, os beneficiários do vale-gás, têm a chance de receber um valor médio em torno de R$ 110. O valor é pago a cada dois meses, seguindo a periodicidade estabelecida na regulamentação do programa. Logo, os próximos depósitos vão acontecer neste mês de junho.
Veja quando será os pagamentos deste mês, de acordo com número do NIS:
- NIS final 1 – 19 de junho;
- NIS final 2 – 20 de junho;
- NIS final 3 – 21 de junho;
- NIS final 4 – 22 de junho;
- NIS final 5 – 23 de junho;
- NIS final 6 – 26 de junho;
- NIS final 7 – 27 de junho;
- NIS final 8 – 28 de junho;
- NIS final 9 – 29 de junho;
- NIS final 0 – 30 de junho.