ATENÇÃO: Bancos estão fazendo essa MUDANÇA sem avisar seus clientes

Consumidora utilizou rede social para reclamar que os bancos têm adotado sem avisar aos seus clientes. Movimento silencioso já acontece há algum tempo e você talvez nem tenha percebido que foi afetado. Entenda melhor que mudança é essa.

ATENÇÃO: Bancos estão fazendo essa MUDANÇA sem avisar seus clientes
ATENÇÃO: Bancos estão fazendo essa MUDANÇA sem avisar seus clientes (Imagem: FDR)

Você já parou para reparar na data de fechamento e de fechamento da sua fatura do cartão de crédito? Os bancos têm adotado uma mudança bastante silenciosa e que acaba beneficiando prioritariamente eles mesmos. E para piorar, se o cliente não ficar atento, acaba sendo prejudicado.

A alteração é quanto ao tempo de fechamento e a data de vencimento da fatura, que tem sido encurtado pelas instituições bancárias.

A taxa Selic a 13,75% passou a ser mais atrativa para os bancos responsáveis pelos cartões, afinal, com o percentual em alta o “float” que é o tempo em que o banco tem entre receber o dinheiro do cliente e pagar ao lojista acabou apresentando maiores rendimentos.

Bancos fazem mudança nos cartões de crédito

O assunto ganhou notoriedade quando uma influencer utilizou sua conta no LinkedIn para reclamar que o prazo entre o fechamento da sua fatura e o vencimento passou de 10 para 8 dias.

Ao ser questionado pela Valor Econômico, o Itaú assumiu ter reduzido o prazo.

“Trata-se de um movimento do mercado brasileiro. A alteração não impacta as datas de pagamento, que permanecem as mesmas. A mudança está em andamento e deve chegar a todos os clientes nos próximos meses”, afirmou a instituição bancária.

Especialistas apontam que a Nubank também adotou essa prática, no entanto, o banco nega. No Santander, que não comentou sobre o caso, os clientes afirmam que houve uma redução de 10 para 5 dias entre o fechamento e o vencimento da fatura.

Já o Bradesco e Banco do Brasil negaram que diminuíram o período entre as duas datas.

Essa redução é interessante para o banco, pois, ele acaba ganhando mais tempo de float, que é o período em que o dinheiro está “em mãos” da instituição bancária e pode ser utilizado para investimentos.

O float é o tempo entre o fechamento da fatura do cliente e a data em que o pagamento ao lojista é feito.

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Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.