10 dicas para PROTEGER seu negócio de fraudes e golpes

Itaú Empresas dá dicas para você que é empreendedor e precisa proteger o seu negócio contra fraudes e golpes. Ataques cibernéticos tiveram um aumento de 1% no primeiro trimestre desse ano. Proteja você e seus clientes!

10 dicas para PROTEGER seu negócio de fraudes e golpes
10 dicas para PROTEGER seu negócio de fraudes e golpes (Imagem: FDR)

Os ataques cibernéticos têm preocupado cada vez mais as pessoas e os empreendedores devem ficar atentos a segurança de suas empresas. O Itaú Empresas preparou 10 dias para te proteger de fraudes e golpes, preocupação deve ser não somente com a corporação, mas também com os clientes.

Se você associa logo esse tipo de ataque apenas às grandes corporações, está bastante enganado, as médias e pequenas empresas também devem adotar medidas de proteção.

Como proteger meu negócio de fraudes e golpes?

Escolha um sistema antifraude

Esses sistemas permitem a identificação dos graus de risco das transações e identifica atividades suspeitas.

O Itaú Empresas recomenda que você crie o hábito de realizar pentests e auditoria nos sistemas da empresa.

Atualize os softwares e servidores

Manter-se atualizado um passo essencial contra potenciais fraudes e golpes, o ideal é não esperar o vencimento dos seus pacotes atuais e fazer a atualização antes do prazo, assim, você não fica exposto.

Use senhas fortes

Essa prática precisa ser adotada pela empresa e pelos clientes. Em geral as senhas fortes possuem: pelo menos 9 a 10 caracteres, com letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.

O local em que se guarda essas senhas também deve ser um ponto de atenção.

Controle o acesso digital e físico da empresa

Manter um controle aos dados acessados é fundamental. É necessário garantir que tanto funcionários quanto clientes tenham acesso apenas aos dados necessários.

Se você tem um ponto físico, garanta a segurança de quem entra nele, você pode por exemplo adotar um sistema de monitoramento.

Adote gateways de pagamento

O gateway de pagamento é um sistema de mantém a comunicação entre a empresa, os bancos e os clientes; ele é utilizado em empresas que trabalham com vendas virtuais.

Crie camadas extras de proteção

Você deve adotar múltiplo fator de segurança (MFA) no seu e-commerce. Esse recurso cria uma espécie de camada a mais de segurança para as senhas, por exemplo, o envio de um código via e-mail ou celular para a realização do login.

Qualifique as suas equipes

É importante passar de forma clara para as equipes sobre os procedimentos adotados pela empresa, isso é possível através de treinamento.

Outro ponto importante é a adoção de uma política de segurança da informação (PSI) oficial, que também deve ser passada aos funcionários.

Analise a plataforma

Antes de escolher a plataforma utilizada, analise bem ela, afinal, você e seus clientes precisam estar seguros no mundo virtual.

Confira que o monitoramento é 24 horas, se há procedimentos para potenciais atraques, entre outros quesitos.

Vasculhe a web

Faça varreduras nos diferentes canais digitais, através dela você pode adotar um plano de redirecionamento, por exemplo.

O Itaú ainda afirma que: “Se possível, inclua também o rastreamento da chamada deep web, onde diversos tipos de ataques são planejados”.

Mantenha-se atualizado

As fraudes e golpes se atualizam constantemente, então, acompanhe e se mantenha atualizado. O Itaú Unibanco criou um e-book exclusivo com informações detalhadas sobre como ser mais seguro no dia a dia contra esses golpes.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

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Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.