A Caixa Econômica Federal fez um recente alerta sobre dívida dos brasileiros. Segundo a Instituição, ela está preocupada com o endividamento dos brasileiros. após divulgação de dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre inadimplência.
Sabendo sobre os dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que confirmou que a inadimplência atinge 4 entre 10 brasileiros, a Caixa resolveu emitir um comunicado.
O banco publicou uma série de dicas para ajudar os brasileiros não entrarem em crise financeira ao ponto de acabarem endividados. Essas recomendações visam auxiliar as pessoas a entenderam coisas básicas de orçamento pessoal e assim se programar de acordo com o que ganha.
Dicas para evitar dívidas
- 1 – Guardar dinheiro para investir em metas;
- 2 – Entender sua situação financeira;
- 3 – Diferenciar desejo e necessidade;
- 4 – Não gastar diante estresse emocional;
- 5 – Ter sempre uma lista de compras.
Dicas da Caixa para os já endividados
Se você já está na lista dos inadimplentes, as dicas são outras. Um bom começo é fazer parte do programa Serasa Limpa Nome. Você vai aproveitar as ofertas do programa e assim, conseguirá limpar seu nome.
Ao aderir, você poderá se acertar através de condições especiais, como descontos, parcelamentos, entre outros.
O Feirão Serasa Limpa Nome permite que os consumidores negociem os débitos com descontos absurdos que podem chegar até 90%, além de parcelas de até 12 vezes sem juros.
O primeiro passo a ser dado para participar do feirão é acessar o portal do Serasa Limpa Nome. O consumidor também tem a possibilidade de entrar em contato por meio do WhatsApp pelo número (11) 99575-2096 ou pelo telefone 0800 591 1222. Ainda é possível procurar uma das mais de sete mil agências dos Correios espalhadas por todo o Brasil.
Mudanças nos empréstimos da Caixa
Em recente pronunciamento, a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, falou sobre a situação dos empréstimos concedidos via Caixa Tem e anunciou mudanças após análise de altos níveis de inadimplência.
A presidente afirmou que o empréstimo consignado vinculado ao Auxílio Brasil e o SIM Digital, oferecidos aos beneficiários do Caixa Tem, estão em análise.
Segundo Serrano, o SIM Digital já apresenta altos níveis de inadimplência entre os brasileiros que optaram pelo serviço. O consignado ainda está sob controle, visto que os descontos ocorrem diretamente nas contas.
As modalidades de empréstimo foram disponibilizadas no ano passado, durante o período eleitoral. Em sua publicação no Twitter, a presidente da instituição financeira afirma que, diante dos inúmeros desafios deixados pela gestão anterior, principalmente no que diz respeito às linhas de crédito, tomou a decisão de paralisar as operações do consignado e do SIM Digital.