Brasileiros estão DESISTINDO de comprar CARROS e cria cenário PREOCUPANTE

Apesar da mudança aplicada pelo governo Lula no sistema de carros populares, a venda destes itens está em queda no mercado brasileiro. Ao contrário do que buscava o governo federal, a população está desistindo de comprar veículos novos e optando por outras escolhas. Confira mais informações abaixo:

Gasolina mais cara? Entenda porque Lula não REDUZIU o preço dos combustíveis
Brasileiros estão DESISTINDO de comprar CARROS e cria cenário PREOCUPANTE (Imagem: FDR)

Apesar da medida em que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou que existiria uma redução na cobrança dos tributos IPI e PIS/Cofins, a população ainda não achou suficiente. Pelo menos é o que mostram as concessionárias cheias de carros.

A redução dos tributos foi idealizada para veículos que possuem o valor total inferior à R$120 mil. A medida visou abaixar os preços dos carros populares, buscando tornar a opção de comprar um veículo 0KM em um preço mais baixo e possível para as famílias que possuem uma renda baixa, por exemplo.

Em um país onde o Bolsa Família vem tendo um papel fundamental na sociedade, milhões de cidadãos gostariam de comprar um veículo próprio, mas a exigência de possuir um capital bastante elevado não condiz com a realidade da maioria das pessoas que residem, hoje, em nosso país.

Esta situação vem gerado um certo desespero pelos donos de concessionária. Isto porque, a partir da nova medida implementada pelo governo Lula, os donos de lojas ainda não viram o seu retorno aumentar ou seus carros saírem vendidos. Até então, o que muito houve foi cancelamento de compra.

Como o governo federal vai resolver a questão dos carros populares?

Até então, a medida que seria para ajudar o mercado foi tomada e aplicada. Porém, ainda não vem dando frutos para os donos de concessionária e tampouco aumentou a procura por veículos novos no mercado brasileiro. Ou seja, até agora, o plano anunciado por Geraldo Alckmin (PSB) não deu certo.

Muita gente está esperando o mercado se adaptar às novas medidas para entender como vai funcionar. Depois de analisar em terceiros, as pessoas tendem à procurar um carro próprio e negociar as suas taxas. No momento, o setor automotivo está em baixa no país e pessoas não estão querendo gastar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].