Onde a restituição do Imposto de Renda vai cair? Pagamento começa hoje (30)

Nesta quarta-feira (31) a Receita Federal libera o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda. O valor é histórico e alcança R$ 7,5 bilhões, o maior em todos os tempos. Pelo menos 4 milhões de pessoas terão acesso a quantia, sendo que 95% desse público é prioritário, e outros 5% cumpriram com regras que dão preferência no saque. O valor a ser depositado já caiu na conta.

Onde a restituição do Imposto de Renda vai cair? Pagamento começa hoje (30)
Onde a restituição do Imposto de Renda vai cair? Pagamento começa hoje (30) (Imagem: FDR)

Esse é o maior lote de restituição do Imposto de Renda porque além de incluir os contribuintes que enviaram o documento nesse ano, relativo aos rendimentos de 2022, também engloba devoluções residuais de outros anos. Quer dizer, aquelas pessoas que corrigiram suas declarações de anos anteriores e que agora conseguiram desbloquear o valor a ser recebido de restituição.

Pelo menos 95% dos 4 milhões de contribuintes contemplados são do grupo prioritário, e que em todo novo lote ganha preferência para o recebimento. São eles: idosos com mais de 80 a 60 anos, pessoas com deficiência, e aqueles cuja maior fonte de renda vem do magistério. Depois deles, outros grupos que cumpriram com algumas da Receita Federal também foram inclusos.

Como quem enviou o documento até 10 de maio, optou pela versão pré-preenchida da declaração e optou pelo recebimento da restituição do Imposto de Renda via PIX. No início do prazo de envio do documento a Receita já havia informado que quem seguisse essas recomendações seria contemplado logo no início. Mas, nem todos poderão receber logo no primeiro lote.

Onde a restituição do Imposto de Renda será depositada?

Desde a última quarta-feira (24) já é possível consultar se foi contemplado no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. Isso porque, a consulta é liberada sempre uma semana antes do pagamento, essa informação é importante para conseguir fazer as próximas verificações.

Quem foi contemplado já pode consultar o local em que o dinheiro foi depositado, há duas alternativas que puderam ser escolhidas pelo próprio contribuinte:

  • Conta-corrente de qualquer banco: cadastrada no momento em que a declaração foi enviada;
  • Chave PIX com o número do CPF: opção que garantia a prioridade no recebimento. Mas atenção, valia apenas a transferência para o banco em que a chave de número de CPF está cadastrada, fique atento a isso.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com