Onde a restituição do Imposto de Renda vai cair? Pagamento começa hoje (30)

Nesta quarta-feira (31) a Receita Federal libera o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda. O valor é histórico e alcança R$ 7,5 bilhões, o maior em todos os tempos. Pelo menos 4 milhões de pessoas terão acesso a quantia, sendo que 95% desse público é prioritário, e outros 5% cumpriram com regras que dão preferência no saque. O valor a ser depositado já caiu na conta.

Onde a restituição do Imposto de Renda vai cair? Pagamento começa hoje (30)
Onde a restituição do Imposto de Renda vai cair? Pagamento começa hoje (30) (Imagem: FDR)

Esse é o maior lote de restituição do Imposto de Renda porque além de incluir os contribuintes que enviaram o documento nesse ano, relativo aos rendimentos de 2022, também engloba devoluções residuais de outros anos. Quer dizer, aquelas pessoas que corrigiram suas declarações de anos anteriores e que agora conseguiram desbloquear o valor a ser recebido de restituição.

Pelo menos 95% dos 4 milhões de contribuintes contemplados são do grupo prioritário, e que em todo novo lote ganha preferência para o recebimento. São eles: idosos com mais de 80 a 60 anos, pessoas com deficiência, e aqueles cuja maior fonte de renda vem do magistério. Depois deles, outros grupos que cumpriram com algumas da Receita Federal também foram inclusos.

Como quem enviou o documento até 10 de maio, optou pela versão pré-preenchida da declaração e optou pelo recebimento da restituição do Imposto de Renda via PIX. No início do prazo de envio do documento a Receita já havia informado que quem seguisse essas recomendações seria contemplado logo no início. Mas, nem todos poderão receber logo no primeiro lote.

Onde a restituição do Imposto de Renda será depositada?

Desde a última quarta-feira (24) já é possível consultar se foi contemplado no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. Isso porque, a consulta é liberada sempre uma semana antes do pagamento, essa informação é importante para conseguir fazer as próximas verificações.

Quem foi contemplado já pode consultar o local em que o dinheiro foi depositado, há duas alternativas que puderam ser escolhidas pelo próprio contribuinte:

  • Conta-corrente de qualquer banco: cadastrada no momento em que a declaração foi enviada;
  • Chave PIX com o número do CPF: opção que garantia a prioridade no recebimento. Mas atenção, valia apenas a transferência para o banco em que a chave de número de CPF está cadastrada, fique atento a isso.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com