Imposto de Renda 2023: O que acontece se eu entregar a declaração incompleta?

Termina hoje, 31, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2023. Muitos contribuintes deixam para enviar o documento em cima do prazo, o que pode causar erros ou até mesmo falta de informações. Sendo assim, é possível enviar a declaração incompleta?

Imposto de Renda 2023: O que acontece se eu entregar a declaração incompleta?
Imposto de Renda 2023: O que acontece se eu entregar a declaração incompleta? (Imagem: FDR)

O ideal é entregar o IR dentro do prazo e com todas as informações solicitadas corretas. Quem envia o documento atrasado paga uma multa mínima de R$165,74. No último dia também é comum que o sistema fique sobrecarregado, o que pode deixar o processo mais estressante.

Posso enviar o Imposto de Renda incompleto?

Segundo especialistas, no caso de pessoas que não conseguirem finalizar a declaração dentro do prazo, a melhor saída é enviar o documento incompleto e fazer a correção posteriormente através da declaração retificadora. Fazendo isso, a Receita não cobrará multa.

Declaração retificadora 

A Receita Federal não cobra pela declaração retificadora. Justamente por isso a recomendação é entregar o IR incompleto e depois corrigir as informações, caso o contribuinte não consiga entregar o documento completo dentro do prazo.

A retificadora pode ser feita a partir do dia 1º de junho. É importante destacar que entregar o imposto de renda atrasado não significa que a declaração vai cair na malha fina automaticamente.

No entanto, as correções devem ser feitas o mais breve possível para evitar problemas com o Fisco, apesar do prazo de cinco anos. Isto pois os contribuintes que possuem restituição a receber só receberão os valores após o envio com as correções.

Como fazer a declaração retificadora 

Este é um processo bastante simples e similar ao da entrega do IRPF original. É preciso fazer o seguinte:

  • Abra o programa gerador do Imposto de Renda
  • Vá na opção “Declaração” e clique em “Retificar” que fica no topo da tela
  • Escolha a declaração que precisa ser corrigida
  • Abra a declaração gerada e faça as correções necessárias 
  • Confira todas as informações inseridas.
  • Envie

Para conferir se tem algum erro antes do envio para a Receita, clique em  “Fichas da declaração” e depois em “Verificar pendências”. Se você ver alguma parte apareça em vermelho, significa que é preciso corrigir aqueles dados.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.