Na reta final dos envios da declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal emitiu um alerta aos contribuintes acerca de um novo golpe da malha fina. A prática criminosa tem viralizado através de mensagens que usam indevidamente o nome do órgão para atrair as vítimas.
Pelo novo golpe da malha fina, os golpistas fazem os contribuintes acreditarem que alguns erros já foram identificados na declaração do Imposto de Renda. Assim, além da necessidade de corrigir esses dados até o dia 31 de maio [esta quarta-feira], prazo final da entrega.
Visando promover credibilidade ao novo golpe da malha fina, os criminosos disponibilizam um link falso, no qual afirmam ter informações detalhadas sobre o processo de correção da declaração do IR, junto a um suposto arquivo no formato PDF.
De acordo com o Fisco, “no assunto mensagem, utilizam a sigla IRPF e se referem às possíveis vítimas, como contribuintes, termos utilizados pelo órgão em sua comunicação”.
O ponto-chave do novo golpe da malha fina é quando os contribuintes clicam nos links suspeitos e respondem mensagens fornecendo informações pessoais. A exposição desses dados concede aos golpistas, uma ampla gama de atuações maliciosas.
Assim, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter informações fiscais, cadastrais e financeiras das vítimas, realizando compras e ou transações bancárias ilegais. Os bandidos ainda podem instalar programas nos computadores ou nos celulares que captam e enviam informações pessoais.
Dicas para evitar cair no novo golpe da malha fina
A Receita Federal nunca envia comunicações por WhatsApp, e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de possíveis erros em declarações por meio de links. Por isso, desconfie de mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda.
Não clique em links suspeitos, pois você pode ser direcionado para sites maliciosos ou incentivado a baixar programas indevidos em seu computador ou seu celular. Não abra arquivos anexados, pois costumam ser programas executáveis que podem causar danos ao computador ou ao celular ou capturar informações confidenciais.
Como saber se caiu na malha fina do Imposto de Renda 2023?
Para saber se você foi vítima da malha fina da Receita Federal, basta seguir este passo a passo:
- Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual);
- Faça o login;
- Selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
- Na aba “processamento”, escolha o item “pendências de malha”.
Nessa página, é possível ver se você caiu na malha fina e qual o motivo para sua declaração ter sido retida. Caso a declaração tenha apenas erro no preenchimento ou falta de informação, basta enviar uma declaração retificadora. Em alguns casos, o contribuinte recebe um termo de intimação fiscal, que significa que ele vai precisar apresentar documentos para comprovar as informações enviadas na declaração.