CASAS INTELIGENTES acessíveis despertam cada vez mais o interesse dos brasileiros

Pontos-chave
  • Afinal, o que é uma casa inteligente?
  • Casa inteligente possibilita maior segurança aos moradores
  • Veja os recursos necessários para a automaziação

O uso de tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço nos mais variados segmentos e o que parecia cenas de filmes tem se tornado real. As casas inteligentes são a prova de que a tecnologia pode beneficiar as pessoas e otimizar o dia a dia delas, mesmo na realização de tarefas simples.

CASAS INTELIGENTES acessíveis despertam cada vez mais o interesse dos brasileiros
CASAS INTELIGENTES acessíveis despertam cada vez mais o interesse dos brasileiros (Imagem: FDR)

Quando crianças assistíamos aos Jetsons, um desenho que mostrava um futuro em que uma família vivia no espaço e tinha diversos recursos automatizados. A secretaria doméstica era um robô, as casas inteligentes realizavam diversas funções através de tecnologias.

O que pareceria ser total ficção científica se tornou realizada e tem conquistado cada vez mais pessoas.

O que é uma casa inteligente?

De modo simples, as casas inteligentes são imóveis que estão conectados à internet e fazem a integração de diversos serviços de forma automatizada; é como se a casa funcionasse como um robô que você solicita uma ação e ele a executa.

O mais interessante desse modelo é que ele é configurado de acordo com as necessidades dos moradores. Por exemplo, se você tem a necessidade de acordar as 5h da manhã todos os dias, pode programar para ser despertado esse horário.

O sistema pode abrir persianas, cortinas e janelas, além de emitir um alarme como um despertador.

Você ainda pode programar para que o sistema responda as suas solicitações, alguns sistemas.

Por exemplo, conseguem apagar as luzes através de um bater de palmas.

“Trazer benefícios ao aplicar conceito de IoT (internet das coisas) e conectividade para coisas que já fazem parte do nosso dia a dia. E, dentro dessa “jornada”, adicionar funções, funcionalidades e benefícios que antes não estavam presentes pela falta dessa tecnologia nos dispositivos”, afirmou ao bit Magazine, o Head da Positivo Casa Inteligente, José Ricardo Tobias.

O que é indispensável para uma casa inteligente?

Lâmpadas

Esse talvez seja o item mais simples da lista, ao menos aparentemente.

Com lâmpadas automatizadas você pode programar para que em determinado horário elas acendam ou apaguem e pode ainda selecionar o comando de voz.

Essa funcionalidade pode trazer economia de energia, pois, diminui o risco de se esquecer uma luz acesa. Além de proporcionar momentos mais relaxantes quando, por exemplo, a luz é diminuída pouco antes do seu horário de dormir.

Sensores de presença

Eles podem ser utilizados para ativarem luzes.

Por exemplo, quando você chega a noite do trabalho, ao sair do carro a luz é ligada automaticamente.

E podem também identificar a presença de pessoas dentro da casa, o que possibilitaria o envio de um alarme para o dono da residência.

Câmeras de segurança

Os itens de segurança são sem dúvidas um dos itens mais utilizados quando falamos de segurança. Aliadas à automatização as câmeras possibilitam que, assim como os sensores, a presença de pessoas seja identificada, além de fazerem registros das imagens,

Por sinal, essas imagens podem ser transmitidas diretamente ao dono assim que um alerta dor emitido.

Fechaduras inteligentes

Esse recurso tem sido usado por diversos brasileiros, mesmos os que não possuem casas inteligentes.

Com essas fechaduras é possível utilizar a biometria, sensor de presença e controle wireless que possibilita o comando à distância.

Robô aspirador

Outro recurso já utilizado em diversas casas são os robôs que fazem “sozinhos” a limpeza dos cômodos, que pode ser programada para determinados horários, por exemplo.

Nobreaks

Lembra daquele estabilizador utilizado nos computadores? Os nobreaks funcionam de forma semelhante, ele é usado para evitar a oscilação de rede elétrica e evitar que você perca eletrônicos.

Assistente virtual

Esse é o responsável pela integração dos sistemas presentes na casa, que por sinal devem ser compatíveis entre si. Lembra da Alexa criado pela Amazon? Que parece uma caixa de som, mas, é um assistente virtual.

Então, o princípio é o mesmo, através de comandos de voz as ações são executadas.

Aparelhos smart

Televisões, geladeiras, entre outros devem ter a compatibilidade com o sistema operacional escolhido por você, caso contrário a automatização não será possível.

Se você está pensando em montar uma casa inteligente, nossa sugestão é pesquise os equipamentos, afinal, no mercado você vai encontrar algumas variações de funcionalidades e preço.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.