Fraudes no FIES resultam na PRISÃO destes suspeitos

PF realizou prisão de suspeitos de cometer fraudes no FIES que resultou em prejuízo milionário para o programa. O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa regulado pelo Ministério da Educação que tem a finalidade de possibilitar o ingresso no ensino superior.

Fraudes no FIES resultam na PRISÃO destes suspeitos
Fraudes no FIES resultam na PRISÃO destes suspeitos (Imagem: FDR)

A manhã da última quinta-feira, 25, foi movimentada para os agentes da Polícia Civil do Piauí. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão sobre suposto esquema de fraudes no FIES que resultaram em um prejuízo de cerca de R$ 20 milhões.

Fraudes no FIES

A Operação Falso Holerite foi realizada por Policiais Federais que cumpriram mandados expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal de Teresina em dois endereços da capital do Piauí.

Os presos são investigados por um esquema de falsificação de documentos de renda para a obtenção do financiamento através do FIES.

“Os investigados seriam responsáveis por uma série de fraudes cometidas no programa do Ministério da Educação, custeado com verbas da União, principalmente na falsificação de comprovantes de renda visando a obtenção dos empréstimos estudantis. Até o momento não há indícios da participação de servidores públicos no esquema”, informou a Polícia Federal em nota.

Os investigados poderão ser acusados pelos crimes de associação criminosa, falsificação e uso de documento falso.

O esquema era basicamente: A documentação enviada pelo interessado, a associação remetia essa documentação para um terceiro, que fazia a adequação dos documentos às exigências do programa. E ai, muitas vezes, os próprios interessados faziam essa falsificação, outras vezes, a maioria delas, foi identificado que a própria associação recebia essa documentação e manipulava, né, mudava o conteúdo”, explicou o Delegado da Polícia Federal, Marco Antônio N. A. da Silva Filho.

Segundo o delegado, o principal documento falsificado era o contracheque, o holerite, a declaração de rendimentos dos próprios interessados em ingressas no programa ou dos seus pais ou responsáveis.

Quem foi ‘beneficiado’ pelo esquema criminoso também poderá ser penalizado por falsificação de documentos, informou o delegado ao afirmar que maiores levantamentos serão feitos para se chegar a todos os nomes envolvidos.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.