O financiamento de carro popular deve ser tornar um procedimento mais simples para os consumidores brasileiros. A facilidade está relacionada à redução de impostos sobre automóveis. O anúncio foi feito na última quinta-feira, 25, pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
A redução no preço do carro popular foi uma decisão em conjunto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda Fernando Haddad e representantes da indústria automobilística.
Segundo Alckmin, o Governo Federal implementará a redução de impostos federais como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Programa de Integração Social e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins). Desta forma, o valor final do carro popular terá uma redução na margem de 1,5% a 10,94%.
Contudo, é importante destacar que, somente os carros populares que custam menos de R$ 120 mil serão submetidos à tributação reduzida. A alíquota aplicada poderá sofrer variações dentro da faixa mencionada de acordo com os seguintes fatores:
- O aspecto social, promovendo acessibilidade à compra de veículos. Isso significa que quanto mais barato for um carro, maior será o desconto de impostos;
- A eficiência energética, premiando com redução de impostos as fabricantes que poluem menos;
- Densidade industrial, favorecendo com redução de impostos as montadoras que realizam mais etapas da produção de carros no Brasil.
Alckmin ainda não forneceu detalhes sobre como o cálculo será realizado, informando que solicitou que o Ministério da Fazenda faça a análise completa dentro do prazo de 15 dias. Este será o tempo que o Governo Federal terá para editar a Medida Provisória (MP) sobre o tema.
“Temos responsabilidade fiscal. A proposta de estímulo é transitória e para esse momento, que a indústria está com muita ociosidade”, declarou o vice-presidente.
Carro popular a R$ 60 mil
De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, o pacote de redução tributária possibilitará que carros novos voltem a ter um custo inferior a R$ 60 mil nas concessionárias.
“O preço, cada montadora tem sua política. Mas pelos números que vêm sendo apresentados, é muito possível termos preços abaixo de R$ 60 mil. Hoje, com as reduções tributárias que estão em discussão e o esforço conjunto de todo setor, é bem possível que tenhamos. Mas isso é uma questão que cada montadora, que cada fabricante, tem a sua política”, declarou.
A intenção de baratear os veículos foi manifestada publicamente pelo presidente Lula durante discurso no dia 4 de maio. Na ocasião, ele disse que carro de “R$ 90 mil não é popular”.
- Nos últimos dias, representantes de ministérios e do setor discutiram possíveis alternativas para reduzir os preços.
- Os executivos frisaram para o governo que as montadoras já têm muita pouca margem de lucro nos carros populares e que, por isso, seria difícil reduzir os preços nas fábricas. A margem, segundo as empresas, são maiores no carros mais caros.