Consulta da RESTITUIÇÃO do IRPF gera dores de cabeça aos contribuintes

Com a expectativa de receber um valor extra ainda nesse mês, quem fez a consulta da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) pode na verdade ter se decepcionado. Em 2023 serão feitos cinco lotes de pagamentos, com depósitos marcados sempre para o último dia útil do mês. O crédito será repassado na conta ou chave PIX cadastradas ao enviar o documento.

Consulta da RESTITUIÇÃO do IRPF gera dores de cabeça aos contribuintes
Consulta da RESTITUIÇÃO do IRPF gera dores de cabeça aos contribuintes (Imagem: Montagem/FDR)

Dois pontos podem ter decepcionado quem fez a consulta da restituição do IRPF. O primeiro é não ter sido incluso nesse primeiro lote que vai contemplar mais de 4 milhões de pessoas, com um pagamento histórico que chega a R$ 7,5 bilhões. E o outro ponto é ter percebido que o valor está abaixo do que era esperado, ou seja, menor do que o contribuinte gostaria de receber.

Mas é preciso entender algumas regras para justamente não se decepcionar. Existem alguns grupos prioritários para o recebimento da restituição, são eles: idosos acima de 80 anos; idosos acima de 60 anos; pessoas com deficiência; quem tem a maior fonte de renda vinda do magistério. Pelo menos 95% dos contemplados no primeiro lote são prioritários.

Depois deles, também receberão preferência os que enviaram o documento até 10 de maio, quem escolheu a versão pré-preenchida da declaração ou cadastrou o PIX para restituição. Para a Receita Federal essas eram as regras para conseguir receber primeiro. Mas, mesmo que tenha cumprido essas regras não é garantia de ao consultar a restituição do IRPF ter sido contemplado em maio.

Sobre o valor de pagamento que pode decepcionar é importante dizer que a quantia vai depender do patrimônio declarado, e dos gastos dedutíveis. Além da versão de declaração enviada, se foi a completa ou a simplificada. Nem sempre o valor liberado é grande, comparado ao que será pago de imposto.

Como consultar a restituição do IRPF

O processo para consultar a restituição do IRPF pode acontecer no site da Receita Federal ou no Aplicativo Meu Imposto de Renda. A consulta é liberada sempre uma semana antes da data de depósito.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile