Investimento tem PERDA de 95% e PREOCUPA diversos brasileiros

O mundo dos investimentos pode causar grandes surpresas para quem se aventura nele. As surpresas podem ser boas ou ruins e é preciso conhecer bem o universo para se dar bem. E falando em surpresas ruins, é o que está enfrentando este grupo de pessoas após um investimento passar por uma perda de 95%.

Investimento tem PERDA de 95% e PREOCUPA diversos brasileiros
Investimento tem PERDA de 95% e PREOCUPA diversos brasileiros (Imagem: FRD)

Estamos falando dos cotistas que aplicaram em fundos da Infinity Asset. A jornada deles para conseguir reaver o dinheiro parece interminável.

Investimento passa por perda assustadora

Por conta da falta de liquidez dos ativos das carteiras, a Vanquish Asset Management (nova encarregada da gestão de fundos que eram da Infinity Asset) teve que encerar mais dois fundos para resgate e aplicações no começo desta semana: o Vanquish Coral FIRF LP e o Vanquish Forte Alocação Dinâmica FIRF LP, chamados anteriormente de Infinity Lotus e Infinity Tiger.

Com isso, esta foi a segunda leva de produtos oriundos da Infinity que acabam fechados em pouco tempo. 

Na última semana, a gestora tinha comunicado o fechamento para resgates e aplicações do Infinity Select Renda Fixa Longo Prazo, atual Vanquish Pipa FIRF LP.

A casa tem atualmente sete fundos sob sua gestão, sendo que deste total, cinco deles são originários da antiga Infinity. No final do ano passado, a Vanquish tinha  R$ 521,8 milhões sob sua gestão, ao passo que no final do mês de abril o volume saltou para R$ 604,0 milhões.

Cotistas se preocupam com a situação 

A grande queda dos ativos e o recreio sobre a possibilidade de não receber o dinheiro investido de volta, está deixando os investidores de cabelo em pé.  “Estou na base de medicação. Cerca de 80% da minha vida está ali. Estou desesperado”, afirmou ao InfoMoney um cotista que fez aplicações em mais de um fundo da casa e que não quis se identificar.

O que disse a empresa 

A gestora afirmou, através de nota, que permanece em tratativas para criar um plano de pagamento que vai ser revelado ao administrador do fundo e apreciado em assembleia de cotistas. “Uma vez concluída essa negociação, o administrador poderá reavaliar o assunto e reverter o PDD”, disse a casa, segundo o InfoMoney.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile