Consulta da restituição do IRPF foi liberada e milhares de contribuintes estão decepcionados

Na última quarta-feira (24), a Receita Federal liberou a consulta da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Trata do primeiro lote de pagamentos, de um total de cinco depósitos que acontecerão nesse ano. A verificação é feita de forma online, e os interessados receberão os valores no dia 31 desse mês. Serão 4,1 milhões de contribuintes beneficiados, enquanto outros milhares ficaram de fora.

Consulta da restituição do IRPF foi liberada e milhares de contribuintes estão decepcionados
Consulta da restituição do IRPF foi liberada e milhares de contribuintes estão decepcionados (Imagem: FDR)

São exatamente 4.129.925 contribuintes contemplados nesse primeiro lote. Mas, ao fazer a consulta da restituição do IRPF outros milhões de pessoas foram surpreendidos com o fato de não terem sido inclusos no depósito do dia 31. A Receita Federal espera receber 39,5 milhões de declarações, e nem todas elas terão o direito de serem restituídas.

A restituição é feita quando o contribuinte ganha descontos no valor final da tributação, devido aos gastos dedutíveis que declarou. É uma forma da Receita Federal devolver para aquela pessoa uma parte do valor que ela pagou, e lhe restituí a quantia que foi abatida do valor final com base nas deduções. Ao enviar a declaração o próprio sistema indica se há valores a receber.

Existem alguns grupos que ao consultar a restituição do IRPF já tinham praticamente certeza de que seriam inclusos nesse lote. O motivo é simples: são parte do grupo prioritário, ou seguiram as recomendações da Receita para antecipação nos lotes.

Por que não fui incluso nesse lote da restituição do IRPF?

Se a declaração já foi enviada, e sem erros, a Receita Federal já deve ter iniciado o processamento dos dados repassados pelo contribuinte. Além dessa consulta da restituição do IRPF ainda haverão mais quatro nesse ano, por isso nem todos serão inclusos nesse primeiro pagamento.

As razões que levam ao não recebimento nesse primeiro momento não são exatas, alguns fatores podem ter influenciado. Como:

Consulta restituição do IRPF

O mesmo processo pode ser feito no App Meu Imposto de Renda.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile