Compra de carros poderá ficar mais FÁCIL com ajuda do FGTS; entenda

Nos últimos anos, tornou-se cada vez mais difícil para o povo brasileiro conseguir realizar o sonho do carro próprio. Os preços aumentaram ao ponto do carro popular não ser tão popular assim. Então, o governo estuda medidas que podem incluir o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na compra.

Como LUCRAR com o FGTS? Entenda as formas de rendimento e saque pelo fundo de garantia
Compra de carros poderá ficar mais FÁCIL com ajuda do FGTS; entenda (Imagem: FDR)

O FGTS é um benefício cedido pelo governo federal em que aqueles brasileiros que exercem a sua profissão sob regime CLT, ou com a carteira de trabalho assinada, tem acesso. Isto porque 8% do salário daqueles que trabalham formalmente é depositado mensalmente neste fundo.

O Fundo de Garantia tem o intuito de servir como um formato de poupança para o trabalhador. Com parte do seu motivo, o FGTS deveria ser utilizado pelos cidadãos em momentos de dificuldade, como é o caso da demissão sem justa causa. Em casos como estes, o FGTS é liberado para o trabalhador.

Desde a criação, já vimos algumas mudanças sendo aplicadas ao programa. A mais recente foi a implementação do Saque-Aniversário, em 2020. Com a iniciativa, as pessoas conseguem sacar parte do valor em conta no mês do nascimento. Porém, com esta opção selecionada, em caso de demissão, o cidadão não poderá sacar o benefício.

Ou seja, ele vai ficar à mercê do que possui em conta. Para quem migrar para o Saque-Aniversário, o tempo de espera caso deseje retornar ao Saque-Rescisão é de 25 meses. Agora, o governo federal estuda uma iniciativa que busca incluir uma nova funcionalidade ao saldo existente no seu FGTS; confira.

Será possível utilizar o FGTS na compra de um carro?

A ideia vem sendo estudada, principalmente pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), ter anúncio marcado para esta quinta-feira, 25/05, voltado especialmente para o setor de carros e transportes.

Porém, o ministro do trabalho, Luiz Marinho (PT), já deixou claro que é contra a medida e deve, assim como o Saque-Aniversário, tirar o foco do motivo pelo qual o FGTS existe, que é garantir recursos aos brasileiros que exercem a sua profissão de maneira formal e podem sofrer com alguma retaliação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].