Risco! Titular do INSS se PREOCUPA com atrasos no 13º salário devido a falha no sistema

A Dataprev admitiu que houve um problema no processamento dos seus sistemas que tirou o site e aplicativo do Meu INSS do ar. Desde segunda-feira (22), os brasileiros que necessitam dos serviços online oferecidos pela Previdência Social estão desamparados. Com a situação, aposentados e pensionistas temem atrasos e falhas também na liberação do 13º salário.

Risco! Titular do INSS se PREOCUPA com atrasos no 13º salário devido a falha no sistema
Risco! Titular do INSS se PREOCUPA com atrasos no 13º salário devido a falha no sistema (Imagem: FDR)

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) havia anunciado na última semana que a consulta ao extrato de pagamentos desse mês, contendo o valor do 13º, ficaria disponível no domingo (21). E assim foi feito, mas quem não fez a pesquisa na data anunciada, ou gostaria de olhar o extrato novamente, já não conseguia mais realizar esse serviço como gostaria.

Durante a segunda (22) e terça-feira (23), o site apresentava mensagem de erro, e impossibilitava até mesmo o login. Enquanto o acesso ao aplicativo estava liberado, mas o usuário não conseguia acessar os serviços disponíveis. Segundo a Dataprev, a pane afetou os processos de agendamento, as consultas a benefícios e os dados repassados pelo CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Além dos canais online do INSS, as falhas no sistema ainda prejudicaram aqueles que procuraram os serviços online do Ministério do Trabalho e Emprego. Na ocasião, a alternativa dos segurados era usar o único canal que continuava ativo: a Central de Atendimento, número 135 que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), com atendimento humano.

Falha no Meu INSS vai atrasar o 13º salário?

Aposentados, pensionistas e todos aqueles que têm direito de receber o décimo terceiro salário podem ficar despreocupados. As falhas que atingiram os sistemas do Meu INSS não vão afetar o pagamento de maio. O site e o aplicativo já voltaram a funcionar nessa quarta-feira (24), mas pode apresentar algum tipo de lentidão dependendo do serviço solicitado.

O pagamento do salário previdenciário e do 13º não passam pelo aplicativo ou site, eles são transferido para conta bancária do titular. Ou seja, se trata de um outro tipo de processamento de dados, e que faz relações financeiras diferentes das atuais.

A consulta ao extrato de pagamentos contendo valor e data de depósito do 13º salário do INSS já pode ser feita. Basta acessar o menu, e na opção “Extratos” escolher “Extrato de pagamentos de benefícios”. Selecione o mês em questão e todos os dados serão compartilhados.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com