Governo FRUSTRA brasileiros após decisão envolvendo carros populares

Os consumidores brasileiros estavam entusiasmados com a volta dos “carros populares”, mirando na possibilidade de comprar um carro novo pagando menos. No entanto, as noticias sobre esta questão não são animadoras. Entenda.

Governo FRUSTRA brasileiros após decisão envolvendo carros populares
Governo FRUSTRA brasileiros após decisão envolvendo carros populares (Imagem: FDR)

Foi descartado pelo Governo Federal que o retorno do carro popular será com modelos de R$50 mil. Atualmente, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), pasta que esta no comando do projeto, já trabalha com uma faixa de preço próxima dos R$ 60 mil, contando com uma diversos subsídios e, até mesmo, auxílio dos estados para atingir este patamar de preço.

Carros populares mais caros

Geraldo Alckmin, de acordo com a apuração do Estadão, está trabalhando fortemente para conseguir fechar o pacote de medidas que tornará possível a venda de carros mais baratos.

O anúncio destas medidas pode acontecer em um evento a ser realizado no próximo dia 25, na sede da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em São Paulo/SP, em referência ao Dia da Indústria.

Constam entre as idéias para que seja possível chegar no preço de R$ 60 mil, o uso do FGTS como garantia em possíveis casos de inadimplência, corte de tributos, e subsídio do governo nos juros do financiamento. Existe ainda uma outra possibilidade, esta nada boa, de simplificação dos carros de entrada, a partir da retirada de equipamentos e itens de conforto.

Carros mais baratos do país atualmente 

Os carros mais baratos do Brasil atualmente são o Renault Kwid, Fiat Mobi e o Peugeot 208, ambos custando R$ 68.990 em valores oficiais. Porem, o consumidor pode achar estes modelos por preços mais baixos, a depender de promoções feitas pelas concessionárias. 

Carro popular

Alguns especialistas apontam que o foco da indústria automobilística em carros populares se baseava principalmente no fechamento ou protecionismo do mercado automobilístico brasileiro. Com a progressiva entrada de novas empresas na competição pelo mercado nacional, o mercado tem se alterado bastante e o consumidor tem se mostrado mais exigente. 

Elogiado, criticado, discutido e polêmico, o carro popular ajudou empresas automobilísticas a superarem crises internas e externas e foi usado por governos como elemento de impulsão da economia.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.